Dissertações defendidas em 2007
Título: Reconhecimento e valorização dos saberes populares em uma sala de aula da EJA - Pelotas-RS.
Autoria: Amélia Teresinha Brum da Cunha
Título: O imaginário e os “meios-caminhos” na educação de professores leitores: o lido e o contado formando formadores.
Autoria: Ana da Rosa Bandeira
Título: O Estado Liberal de Direito e suas influências sobre o caráter educativo dos movimentos sociais: as ações do ANDES-SN frente à reforma da Previdência Social de 2003
Autoria: Ana Luiza Berg Barcellos
Título: Modos de endereçamento no currículo: construindo feminilidades e sexualidades no recreio escolar.
Autoria: Andréa Vieira Braga
Título: Momentos pedagógicos: aprendendo (n)a prática docente.
Autoria: Adriana Martins Santos
Título: A escola pública e Paulo Freire : o encontro (re)velado.
Autoria: Carla Simone Batista Rodrigues
Título: Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
Autoria: Claudete da Silva Lima Martins
Título: Escrita criativa em sala de aula do EJA: efeitos sobre a produção textual dos alunos.
Autoria: Cristiane dos Santos Azevedo
Título: O resgate histórico da função social da educação profissional brasileira, à luz do decreto 2.208/97: um estudo do perfil socioeconômico do aluno do CEFET-RS.
Autoria: Edelbert Kruger
Título: Mapeando a relação dialógica entre a comunidade e a escola: o caso do loteamento Dunas.
Autoria: Eliana Weber Rodrigues
Título: A "alma do negócio": aspectos da educação em Pelotas-RS na propaganda institucional 1875-1910.
Autoria: Helena de Araújo Neves
Título: Educação e constituição simbólica do sujeito: (escolas alternativas e a subversão do sujeito).
Autoria: José Roberto de Oliveira Feijó
Título: Sobre a fossilização e o papel da atenção no processo de aquisição de inglês como língua estrangeira (um estudo de caso).
Autoria: Ligia Beskow de Freitas
Título: A prática de professores do Ensino Médio em sala de aula.
Autoria: Luis Humberto Ferrari Loureiro
Título: Trajetórias escolares de alunos da zona rural: o caso da turma de 1ª série de 1982 da Escola Municipal Humberto Francisco Hettwer.
Autoria: Magda Raquel Glienke Benati
Título: Trabalho docente: a construção dos saberes profissionais de docentes da Rede Pública Estadual de Dom Pedrito - RS.
Autoria: Mare Zoé Machado Spat
Título: Estratégias para a preservação do germanismo (Deutschtum) : gênese e trajetória de um collegio teutobrasileiro urbano em Pelotas (1898-1942).
Autoria: Maria Angela Peter da Fonseca
Título: "Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades.
Autoria: Maria Raquel Rodrigues Vieira
Título: O Eu e o Outro na sala de aula ocultando e revelando máscaras
Autoria: Maristani Polidori Zamperetti
Título: Uma prática educacional que nasce na fábrica produz uma conscientização e um adestramento a partir de Paulo Freire.
Autoria: Maristel Carrilho da Rocha
Título: Alfabetização de alunos com histórico de multirrepetência escolar: análise de uma intervenção pedagógica.
Autoria: Michelle Reinaldo Protásio
Título: Expressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop : a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas.
Autoria: Nicola Caringi Lima
Título: O ensino feminino privado em Pelotas, RS, através dos anúncios de jornais (1875-1890).
Autoria: Patrícia Daniela Maciel
Título: O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: identidade e cultura escolar.
Autoria: Patrícia Weiduschadt
Título: Desafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do Curso de Enfermagem.
Autoria: Paula Trindade da Silva Selbach
Título: Subjetividade jurídica: pedagogia da adaptação e arte do encobrimento em uma racionalidade onde a dúvida é malefício
Autoria: Pedro Moacyr Pérez da Silveira
Título: O uso da tecnologia de informação e comunicação, no ensino, por professores universitários.
Autoria: Renata Oliveira Garcez
Título: Formação inicial de professores de Ciências Biológicas: análise de uma hipótese curricular.
Autoria: Robledo Lima Gil
Título: Literatura e Cinema em sala de aula de Língua Portuguesa: - efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos.
Autoria: Silvana Teixeira Tillmann
Título: Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Meskó: possibilidades interativas de enraizamento social em uma escola rural do Iguatemi – Canguçu - RS
Autoria: Solania Beatriz Timm
Título: Difusão da perspectiva construtivista na FaE/UFPel nas (décadas de 80-90).
Autoria: Vera Luci Alves Savedra
Título: Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
Autoria: Viviane Chequini Manzello
Título: Práticas emancipatórias na escola pública
Autoria: Zuleyka Da Silva Duarte