Início do conteúdo

Dissertações defendidas em 2009

Título: A reinvenção de uma professora de Língua Inglesa: lugares-memórias como reservatórios do imaginário
Autoria: Ana Paula Alba Wildt


Título: Ensinar Física a partir dos conhecimentos que os alunos explicitam: desafios e limites de uma prática pedagógica.
Autoria: Carla Maria Simões Sica


Título: Discutindo sobre concepções de aprendizagem: uma experiência significativa com um grupo de professoras.
Autoria: Carolina da Cruz Jorge


Título: Educacao e crise ambiental: o princípio responsabilidade como imperativo ético
Autoria: Claudia Battestin


Título: A linguagem da internet na escrita escolar de alunos adolescentes: um estudo de caso
Autoria: Danieli de Godoy da Silva


Título: La disciplina crítica de los saberes como espacio filosófico: una fundamentación a partir de Theodor Adorno
Autoria: Elbio Gerardo Silveira Ramos


Título: No meio do caminho: entre o discurso adolescente e a norma
Autoria: Fabiane Lopes Teixeira


Título: Discurso religioso e discurso escolar produzindo disciplina na escola: diálogos com saberes e práticas de professores
Autoria: Giovanna Pinto Gularte


Título: A Instrução Pública na República Rio-Grandense (1836-1845).
Autoria: Itamaragiba Chaves Xavier


Título: Foucault na educação: ferramentas analíticas para a práxis educacional hoje
Autoria: Kelin Valeirão


Título: O letramento como rede: uma experiência na educação infantil
Autoria: Maria Cristina Madeira


Título: Gestão Democrática da Educação na rede pública municipal de Pelotas: experiências de democracia participativa.
Autoria: Nailê Pinto Iunes


Título: Dilaceração: uma poética do aprender em arte.
Autoria: Raquel Andrade Ferreira


Título:  Trabalho e educação: os coletivos pedagógicos de Makarenko
Autoria: Reinaldo Luiz Xavier Tillmann


Título: Direitos Humanos na educação: um estudo em escolas da fronteira Brasil / Uruguai.
Autoria: Roseli Calvetti Souza


Título:  Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
Autoria: Rubya Mara Munhóz de Andrade


Título: A presença feminina na Faculdade de Direito de Pelotas - RS
Autoria: Valesca Brasil Costa


Título: O desenho infantil na prática pedagógica de professores de educação básica: das vivências às valorizações.
Autoria: Vander Jarabiza


Título: Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo.
Autoria: Vanessa Caldeira Leite


Título: O entorno da escola rural Astrogildo Pereira da Costa como constitutivo da construção curricular da escola.
Autoria: Véra Lucia Costa da Silveira


Título: Educação e Comunicação: a experiência de jovens no desenvolvimento de um programa de rádio.
Autoria: Viviani Rios Kwecko

Publicado em 17/06/2009, na categoria Dissertações Defendidas.
Translate »