Dissertações defendidas em 2012
Título: As representações dos professores e estudantes sobre a Sociologia no Ensino Médio: investigando as comunidades virtuais do Orkut
Autoria: Alexandra Garcia Mascarenhas
Título: Professores? Sim! Os saberes docentes e os professores da Educação Profissional
Autoria: Aliana Anghinoni Cardoso
Título: Produção teórica e teorização em educação a partir da ANPED
Autoria: Alvaro Veiga Junior
Título: PIBID I/UFPel: oficinas pedagógicas que contribuíram para a autorregulação da aprendizagem e formação docente das bolsistas de matemática
Autoria: Amanda Pranke
Título: Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos
Autoria: Adriane Bender Arriada
Título: Minhas experienciações no espaço tempo da sala de aula: é possível integrar os saberes? Em que condições?
Autoria: André Luis Castro de Freitas
Título: Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
Autoria: Ângela Balzano Neves
Título: Os processos de permanência dos estudantes do PROEJA do IFSul, Campus Pelotas.
Autoria: Beatriz Helena Siqueira Katrein
Título: Memória e narrativas surdas: o que sinalizam as professoras sobre sua formação?
Autoria: Bianca Gonçalves da Silva
Título: As mudanças curriculares no Curso Técnico em Agropecuária do CAVG produzidas pelas reformas de 1997 e 2004 e suas implicações na disciplina e no ensino de Física
Autoria: Cristiano Da Silva Buss
Título: Gestão da educação e controle das performatividades no Brasil: um estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB
Autoria: Daniel Godoy
Título: As tecnologias em uma escola pública rural: um desafio pedagógico
Autoria: Daniela Pedra Mattos
Título: Educação física, infância e inclusão: aproximações à prática docente
Autoria: Dione Moreira Nunes
Título: As tessituras entre O Apanhador no Campo de Centeio e as intimações do imaginário para a (auto)formação humana
Autoria: Eliana Rita Mariotto Colpo
Título: Estágio de docência na graduação: possibilidades e limites na formação de professores universitários
Autoria: Gabriela Machado Ribeiro
Título: Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande: os primeiros anos da formação docente no ensino superior da cidade (1960-1969)
Autoria: Josiane Alves da Silveira
Título: Educação, disciplina e liberdade: compreensão da disciplina como modo de ser do homem no mundo e como possibilidade de viver em liberdade
Autoria: Joao Henrique Bordin
Título: O processo e o significado de elaborar princípios de convivência do trabalho coletivo à humanização: diálogos com Paulo Freire
Autoria: Lílian Dilli Gonçalves
Título: Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
Autoria: Luciana Pereira Cardozo
Título: Ensino de Filosofia no Colégio Municipal Pelotense: uma análise histórica e crítica da disciplina de filosofia de 1960 a 2008
Autoria: Letícia Maria Passos Corrêa
Título:Acentuação gráfica na escrita de crianças das séries iniciais
Autoria: Luanda Alvariza Gomes Ney
Título: A cartilha Ler a Jato e o método audiofonográfico de alfabetização da professora Gilda de Freitas Tomatis
Autoria: Mara Denise Neitzke Dietrich
Título: A trajetória docente de uma alfabetizadora do Colégio São José em Pelotas/RS nas décadas de 1940 a 1980
Autoria: Maria Cristina dos Santos Louzada
Título: Desafios do processo de autoria em EAD aos professores do projeto TICs/IFSul
Autoria: Mauro Hallal Dos Anjos
Título: O nível de representação do conhecimento ortográfico de professoras dos anos iniciais
Autoria: Pâmela Renata Machado Araujo
Título: A escola Normal em Canguçu: itinerário da primeira turma de formandas (1965-1970)
Autoria: Patricia Silveira Zaneti
Título: A formação humana como ponto de confluência na Pedagogia de Rousseau
Autoria: Patricia Tarouco Manetti
Título:Políticas inclusivas: desafios à prática e à identidade docente
Autoria: Rosane Bom Hüsken
Título: Narrativas surdas: experiências na comunidade e na cultura surda e a constituição de identidades
Autoria: Taiane Santos dos Santos
Título; Centralidade do papel educativo e organizativo do técnico social na realidade camponesa: Assentamento Conquista da Liberdade
Autoria: Thaís Gonçalves Saggiomo
Título: Inclusão nas aulas de educação física: reflexões a partir da prática pedagógica de um professor iniciante.
Autoria: Thiago Medeiros Goncalves Pinto
Título: Prática reflexiva realizada no ensino superior: estratégias de aprendizagem propulsoras para a formação de alunos autorregulados
Autoria: Veronica Rodriguez Fernandes