Dissertações defendidas em 2017
Título: A Educação Simbólica na Cantoria de Santinho em Povo Novo/RS: a musicalidade e a noite regendo o rito.
Autoria: Alexandre da Silva Borges
Título: Feminização do magistério no ensino secundário do Colégio Municipal Pelotense (1940-1960).
Autoria: Bruna de Farias Xavier
Título: Educação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo.
Autoria: Calleb Rangel de Oliveira
Título: Políticas curriculares no ensino médio e suas implicações no trabalho dos professores: o caso da Escola Estadual Bom Conselho, Silveira Martins – RS.
Autoria: Carmen Damaris da Silva
Título: “Quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro”: a auto-organização das mulheres e a Educação Popular na construção da Pedagogia Feminista no curso Desafio Pré-Vestibular/RS.
Autoria: Daniele Rehling Lopes
Título: O “artesanato de si” de mulheres assentadas do MST: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular.
Autoria: Eliane Godinho
Título: Rousseau: a educação da mulher e sua formação cívica.
Autoria: Katia Aparecida Poluca Proença
Título: O período preparatório da alfabetização em cadernos escolares de alunos.
Autoria: Larissa Lima Nascimento Costa
Título: Formação Omnilateral e os desafios para o Ensino Médio de Nível Técnico no Mundo Atual: limites e possibilidades da omnilateralidade no IFSUL.
Autoria: Lucaires Czermainski Gonçalves
Título: Docência autônoma: desafios para o exercício da autonomia docente em uma perspectiva freiriana no estado capitalista – estudo de caso em uma escola da rede municipal de Pelotas.
Autoria: Maria Veronica Roldan Pinto
Título: Práticas de disciplinamento e escolarização: registros fotográficos no contexto surdo.
Autoria: Nathielle Francos da Silva
Título: A Escola Garibaldi e o professor José Rodeghiero na Colônia Maciel – Pelotas/ RS (1928 – 1950): grupo local e etnia.
Autoria: Renata Briao de Castro
Título: A constituição da educação bilíngue em uma prática na bidocência e o desenvolvimento profissional docente.
Autoria: Rubia Denise Islabão Aires
Título: Modos de Gestão e Processo de Trabalho Docente na Educação Infantil da Região Sul do Rio Grande do Sul.
Autoria: Sandra Maria Orben
Título: “Uma dica pra ti… quando a sora fizer brincadeiras tu não vai só brincar… tu vai aprender brincando…”: um estudo sobre o lúdico em roteiros de leitura a partir da prática pedagógica com crianças e professora
Autoria: Silvia Nilceia Gonçalves
Título: O Facebook nas práticas educativas contemporâneas: interações de alunos e professores no Ensino Médio.
Autoria: Valdirene Hessler Bredow