Dissertações defendidas em 2018
Título: O conceito de perfectibilidade na Pedagogia de Jean-Jacques Rousseau.
Autoria: Ana Lucia Koga
Título: Comunicação de alunos com Transtorno do Espectro Autista: uma intervenção ancorada na autorregulação da aprendizagem.
Autoria: Andreia Texeira Leão
Título: As relações de gênero nas experiências das professoras de Língua Portuguesa.
Autoria: Ani Camila Barcellos Pereira
Título: Licenciatura em Letras Línguas Adicionais Inglês e Espanhol: recontextualização das políticas curriculares de formação de professores
Autoria: Daniela Oliveira Lopes
Título: Professores formadores: discursos que produzem o currículo e a conduta docente.
Autoria: Daiane Secco
Título: Aplicativos educacionais no ensino da matemática: potencialidades de uso em concepções e práticas docentes
Autoria: Daiane Leal Da Conceição
Título: Leitura deleite e formação docente: o saber pelo prazer
Autoria: Ellem Rudijane Moraes de Borba
Título: O processo de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci: política, cultura e trabalho
Autoria: Evandro Santos Duarte
Título: É pela arte toda, pela história de vida: as representações da música nas Vivências Griô, da Mestra Sirley Amaro.
Autoria: Felipe da Silva Martins
Título: Professores e a utilização das tecnologias digitais interativas: perspectivas para a sala de aula
Autoria: Gabriel Souza Germann da Silva
Título: Cartografias do limiar: processos de formação de um arquiteto e urbanista errante.
Autoria: Gustavo de Oliveira Nunes
Título: Marcas (auto) formadoras e interlocuções com as personagens do teatro na Constituição da artista-professora que sou: reflexões à formação
Autoria: Francine Furtado Vieira Mohammed
Título: A tutoria na Educação a Distância: olhares sobre o tutor presencial de um curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância
Autoria: Juliana Lubke Castro
Título: Relatos e reflexões de uma alfabetizadora sobre sua prática: trabalho colaborativo e heterogeneidade
Autoria: Juliana Mendes Oliveira
Título: Estágio Curricular Supervisionado na ótica de egressos de um curso de licenciatura em Educação Física.
Autoria: Lucas de Freitas da Silva
Título: Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma intervenção no contexto escolar
Autoria: Mariana Campos Pinho
Título: Identidade e formação de docentes universitários: reflexões acerca das visões de professores bacharéis
Autoria: Michel Hallal Marques
Título: Oficina de diversidade: problematizando as relações de gênero na escola.
Autoria: Patricia Luiza Gonçalves Trindade
Título: Dos bosques encantados para o mundo contemporâneo: a permanência dos contos de fadas entre os jovens leitores.
Autoria: Paulo Ailton Ferreira da Rosa Junior
Título: Reflexões sobre os registros de uma experiência com detentos: epifanias do vivido.
Autoria: Seila Marisa Da Cunha Islabão
Título: Memórias das práticas escolares de educação física no curso de magistério do Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas/RS, década de 1970)
Autoria: Tania Nair Alvares Teixeira
Título: Tramando sonhos: infâncias e representações.
Autoria: Tatiani Muller Kohls
Título: Educação inclusiva : as perspectivas das estagiárias de pedagogia sobre a sua formação
Autoria: Thaiany Davila Rosa
Título: As concepções dos professores de ciências biológicas: relações entre a formação pedagógica e científica.
Autoria: Thomaz Klug Brum
Título: Base Nacional Comum Curricular: uma análise crítica do texto da política.
Autoria: Vanessa Silva da Silva
Título: Histórias de vida de mulheres idosas: um novo espaço de aprendizagem – UNATI/UFPel.
Autoria: Vanise Regina Bitencourt Valiente