Dissertações defendidas em 2019
Título: Modos de subjetivação em funcionamento nos discursos curriculares de escolas de surdos: o cidadão de direitos, o indivíduo não incapacitado e o sujeito-aluno
Autoria: Ana Gabriela da Silva Vieira
Título: O Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio Grande do Sul (1917-1933).
Autoria: André Rodrigues da Silva
Título: Pedagogia batuqueira: comida, religião e educação.
Autoria: André Eduardo Ribeiro da Fonseca
Título: Experiências estéticas na educação infantil: práticas pedagógicas desenhadas pela arte.
Autoria: Andreia Haudt da Silva
Título: Divisão sexual do trabalho no campo: autonomia, emancipação e empoderamento, uma experiência de Educação Popular no RS.
Autoria: Carla Negretto
Título: Donde musica hubiere, cosa mala no existiere: uma collage do Concerto Vox Chorum do Coral UFPel.
Autoria: Carlos Alberto Oliveira da Silva
Título: A Participação Feminina no Sindicato de Trabalhadoras/es em Educação: uma análise acerca do 24º Núcleo do CPERS/SINDICATO.
Autoria: Carmen Beatriz Lübke Ücker
Título: A formação das identidades sexuais e de gênero: experiências de estudantes gays no espaço escolar.
Autoria: Diego Viana Borges
Título: Cartilhas em língua alemã produzidas pelos sínodos luteranos no Rio Grande do Sul: usos e memórias (1923-1945).
Autoria: Elias Kruger Albrecht
Título: A gestão escolar como elemento de qualidade da educação pública: limites e possibilidades.
Autoria: Fernanda Arndt Mesenburg
Título: O ensino de artes visuais na escola: desafios e ideais docentes.
Autoria: Flavia Demke Rossi
Título: Construções de identidades de gênero, raça e classe em livros didáticos de História do Ensino Médio.
Autoria: Inacio Ribeiro Oliveira
Título: Trabalho, saúde e gênero das professoras de Educação Infantil da Região Sul do Rio Grande do Sul.
Autoria: Janaina Barela Meireles
Título: Professores(as) de História e subjetividades: a invenção de docentes em narrativas de egressos(as).
Autoria: Jeferson Barbosa Costa
Título: Do artesanal ao digital : uma genealogia dos meios de produção e reprodução de folhinhas de atividades em cadernos de alunos.
Autoria: Joseane Cruz Monks
Título: Formação entre pares: processos e práticas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas.
Autoria: Josiane Jarline Jager
Título: Recontextualização do Direito de Família em Curso de Graduação do Sul do país: um estudo de caso imagético – contribuições para o Currículo e o Ensino Jurídico.
Autoria: Juliano da Rosa Passos
Título: Políticas globais para a educação infantil: análise da regulamentação e efetividade das políticas para crianças de zero a três anos no município de Pelotas/RS.
Autoria: Leila Duarte Reis
Título: A epistemologia instrumentalista de John Dewey e sua aplicabilidade na Escola experimental da Universidade de Chicago.
Autoria: Leonor Gularte Soler
Título: Encontro sobre o Poder Escolar como formação de professores: compreensões a partir de suas idealizadoras.
Autoria: Nitiane Bitencourt da Silva
Título: A integração da comunicação alternativa e ampliada através do protocolo Picture Exchange Communication System PECS® no aumento da frequência de mandos em um aluno com transtorno do espectro autista.
Autoria: Simone Rosa da Silva
Título: Obra-Aula: processos, procedimentos e criação de uma docência passarinhar.
Autoria: Thiago Heinemann Rodeghiero