Teses Defendidas em 2022
Título: E temos como não escolher o caminho do feminismo!?: experiências de educadoras feministas
Autoria: Adriana Lessa Cardoso
Título: Recontextualização curricular de dois programas de residência em área profissional da saúde – modalidade multiprofissional, vinculados a um hospital de ensino : um estudo sobre a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade
Autoria: Alessandra Rodrigues Moreira de Castro
Título: Os impactos da agenda conservadora na docência no ensino médio: o caso do Câmpus Pelotas – Visconde da Graça – IFSul
Autoria: Alexandra Garcia Mascarenhas
Título: A educação simbólica das bruxas Pongondós (Povo Novo – Rio Grande/RS)
Autoria: Alexandre da Silva Borges
Título: Por um feminismo pirata: cartografias de qualquer mulher no Facebook
Autoria: Ana Paula Freitas Margarites
Título: O esplendor das Rosas na Universidade e na Escola Básica: as (trans)formações prático-teóricas e suas repercussões no desenvolvimento profissional de docentes alfabetizadoras
Autoria: Arita Mendes Duarte
Título: Apelles Porto Alegre (1850-1917): a trajetória de um intelectual mediador
Autoria: Chéli Nunes Meira
Título: Práticas tridimensionais como foco de interesse: propiciando a aprendizagem de geometria por meio de atividades artísticas
Autoria: Cleandro Stevão Tombini
Título: O acesso ao ensino superior e o SiSU: as implicações dos perfis dos estudantes no ingresso, na permanência e na qualidade da formação
Autoria: Darlise Nunes Ferreira
Título: A Geografia em livros didáticos no estado do Rio Grande do Sul (1900 – 1980)
Autoria: Dione Dutra Lihtnov
Título: Condições de resiliência na docência universitária: tessituras entre a formação e a história de vida
Autoria: Douglas Ortiz Hamermüller
Título: As repercussões do Grupo Movimento Pensante na construção do “ser educadora” da educação infantil
Autoria: Elisete Mallmann
Título: Inventando docências para a creche no curso de pedagogia da FURG
Autoria: Eleonora das Neves Simões
Título: Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais
Autoria: Fabiana Lopes de Souza
Título: A pedagogia do fuxico: saberes e vivências de um Griô Aprendiz ao ritmo de Sirley Amaro
Autoria: Felipe da Silva Martins
Título: Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas
Autoria: Flávia Marchi Nascimento
Título: DO INSULAR AO PENINSULAR: PROCESSOS EDUCATIVOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
Autoria: IGOR RADTKE BEDERODE
Título: O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
Autoria: Igor Mendes Krüger
Título: Cuidado científico em educação: autoridade, responsabilidade e profissionalidade docente
Autoria: Igor Daniel Martins Pereira
Título: O estudo de impressos estudantis em História da Educação: uma abordagem a partir do impresso estudantil ‘O GAÚCHO’ (1953-1955)
Autoria: Jaqueline de Gaspari Piotrowski
Título:Formação continuada de professores do ensino médio: uma construção coletiva
Autoria: Joice Mirapalhete Fabra
Título: A formação docente nas políticas curriculares de educação infantil: disputas por hegemonia (2009-2019)
Autoria: Juliana Diniz Gutierres Borges
Título: Programas de Pós-Graduação na área das Ciências Biológicas: problematizando o espaço e o lugar da formação e do pensar para e sobre a docência universitária
Autoria: Juliana Bittencourt Garcia
Título: A literatura infantojuvenil e a filosofia com as crianças: o caso das personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato
Autoria: KATIA APARECIDA POLUCA PROENCA
Título:União rio-grandina de estudantes secundários (URES) como agente de interação social entre secundaristas e a sociedade (1953- 1979)
Autoria: Karin Christine Schwarzbold
Título: O estágio obrigatório na pedagogia a distância: caminhos e horizontes formativos das universidades federais do Rio Grande do Sul
Autoria: Lilian Lorenzato Rodriguez
Título: A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004)
Autoria: LISLAINE SIRSI CANSI
Título: Práticas de ler, ouvir ler e ouvir contar textos literários na escola: uma história registrada em cadernos de planejamento de professoras das séries/anos iniciais (1962 -2017)
Autoria: LUCAS GONCALVES SOARES
Título: Estudo sobre os erros (orto)gráficos e os resultados de testes de leitura (TCLPP) e consciência fonológica (CONFIAS) em dados de crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
Autoria: Luciana Patricia Schumacher Eidelwein
Título: Desenvolvimento profissional docente no desejo de ser interdisciplinar: emergências dos processos formativos e educativos em contexto de planejamento de professores formadores em EaD
Autoria: MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ
Título: A educação social Pestalozziana e o Programa Mais Educação
Autoria: Mara Lucia Teixeira Brum
Título: A NOÇÃO DE SUJEITO DE SOCIABILIDADE EM GEORGE HERBERT MEAD: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA RELEITURA ÉTNICO-CULTURAL DO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Autoria: MARIBEL DA ROSA ANDRADE
Título: Formação humana na perspectiva filosófico-literária: uma leitura do romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto
Autoria: MIRELA TERESINHA BANDEIRA SILVA MORAES
Título: A Educação Física no Ensino Médio Integrado: um desafio para articulação à formação humana integral
Autoria: Natália Silveira Antunes
Título: Reforma do Ensino Médio: a Lei 13.415/2017 como outra racionalidade para a educação básica
Autoria: PATRICIA DE FARIA FERREIRA
Título: A formação inicial de professores para educação profissional e tecnológica: o curso de formação pedagógica para graduados não licenciados do iIFSul, campus Pelotas
Autoria: Patrícia Porto Ramos
Título: “Una Società senza scuola è come un corpo senz’anima”: As escolas italianas vinculadas às sociedades de mútuo socorro em Pelotas/RS (1872-1938)
Autoria: RENATA BRIAO DE CASTRO
Título: Gestão nas universidades públicas federais: intensidades democráticas em análise
Autoria: ROBINSON FRANCINO DA COSTA
Título: “É um mal de amor”: narrativas que forjam uma educação quimbandeira
Autoria: RODRIGO LEMOS SOARES
Título:Cultura institucional corresponsável e democrática: a universidade como lugar para o exercício de uma ética institucional
Autoria: Valéria Fontoura Nunes
Título: As redes “socioíntero-comunicacionais” no ensino remoto emergencial: uma netnografia sobre as redes sociais na educação durante a pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil
Autoria: Valdirene Hessler Bredow
Título: A possibilidade da escola de surdos : a defesa da escola para o encontro com o mundo
Autoria: VIOLETA PORTO MORAES