Dissertações defendidas em 2010
Título: Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
Autoria: Andressa Aita Ivo
Título: Estudo sobre os usos de mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos de 5ª série.
Autoria: Arlete Amaral Corrêa
Título: Experiência Ficcional Virtual: uma manha para jogar e ensinar História
Autoria: Bruno Carvalho Vieira
Título: O papel da escola com a formação inicial do professor no momento de estágio: limites, desafios e perspectivas
Autoria: Candida Maria de Sousa Custódio
Título: Projeto Político Pedagógico em Ação : discutindo a emancipação de base freiriana - a voz de educandos do Colégio Municipal Pelotense
Autoria: Carlos Alberto Barz
Título: Da multisseriação à nucleação: a Escola Municipal Alfredo Dias de Cerrito/RS : décadas de 1980 a 1990
Autoria: Claudemir Pereira Madeira
Título: A evolução dos textos narrativos produzidos no contexto escolar
Autoria: Claudia Susana Dias Crespi de Campos
Título: A influência da oralidade na escrita das séries iniciais: uma análise a partir de erros ortográficos
Autoria: Daiani de Jesus Garcia
Título: Aspectos socioeconômicos e de (não)escolaridade dos moradores do Paredão e da Costa Bica (Piratini, RS)
Autoria: Darlene Rosa da Silva
Título: Anos Iniciais da Escolarização e Relações de Gênero: representações de docentes sobre gênero
Autoria: Diana Lusa
Título: A escola pública hoje: desafios e possibilidades de uma discussão/reflexão ancorada nas perspectivas teórico-metodológicas de Karl Marx e Paulo Freire e na experiência profissional de um educador
Autoria: Dirlei de Azambuja Pereira
Título: A exclusão escolar no PROEJA do IFSul Rio-Grandense: as representações dos estudantes evadidos.
Autoria: Dirnei Bonow
Título: O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
Autoria: Jorge da Cunha Dutra
Título: Relações entre interesses, interação social e aprendizagem na Educação a Distância: estudo de casos no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas
Autoria: Lia Cristiane Lima Hallwass
Título: O Patronato Agrícola Visconde da Graça em Pelotas/RS (1923-1934): gênese e práticas educativas
Autoria: Magda de Abreu Vicente
Título: Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
Autoria: Márcia Knabah Neumann
Título: Formação inicial de professores: um estudo de caso das práticas de ensino de egressos do curso normal
Autoria: Maxinilian da Rocha Gomes
Título: Professores que utilizam tecnologias em suas aulas: como expressam situações pedagógicas de suas práticas?
Autoria: Michele Schuster Borba
Título: Trajetórias de formação e a construção dos saberes docentes : investigando tempos e espaços formadores a partir da experiência de formação inicial
Autoria: Nelda Alonso dos Santos
Título: Representação e objetivação da formação de professores na Escola de Ensino Médio Silva Gama no Município do Rio Grande
Autoria: Percila Silveira de Almeida
Título: A formação profissional e o currículo em redes de interesses: a reforma curricular das licenciaturas - em análise o Curso de Educação Física da UFPel.
Autoria: Roberta Pinto Issaurriaga
Título: Representações da docência em romances de Érico Veríssimo: a personagem Clarissa.
Autoria: Roselusia Teresa de Morais Oliveira
Título: O escrever e o fotografar de quem aprende: currículo, experiência, artes visuais
Autoria: Sandra Corrêa Vieira
Título: A relação morfologia-ortografia: um estudo sobre as representações de alunos do ensino fundamental
Autoria: Taiçara Farias Canêz Duarte