Dissertações defendidas em 2013
Título: Políticas públicas para a educação profissional: um estudo do curso técnico em Administração da Rede e-Tec Brasil no CAVG.
Autoria: Antonio Cardoso Oliveira
Título: Profissão docente: a produção do discurso da possibilidade de valorização do professor por ele mesmo
Autoria: Arthur Da Silva Katrein
Título: Escritas autobiográficas: por entre imaginários e memórias: a busca das confluências para tornar-me educadora
Autoria: Cristina Debli Krüger
Título: Qualidade das narrativas orais e escritas na alfabetização : o efeito das experiências na educação infantil
Autoria: Cristiane de Ávila Lopes
Título: Narrativa textual: uma análise da produção escrita de crianças que experienciaram o método Montessoriano na Educação Infantil
Autoria: Cristiane de Ávila Lopes
Título: Narrativas de educação e resistência : a prática popular griô
Autoria: Cristiano Guedes Pinheiro
Título: A coleção didática Tapete Verde: do projeto à sua produção gráfica (década de 1970 – Rio Grande do Sul)
Autoria: Chris De Azevedo Ramil
Título: Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
Autoria: Daniela Da Cruz Schneider
Título: Processos de subjetivação de um professor universitário interpelado pelas marcas identitárias de raça, classe e sexualidade
Autoria: Eliana Peter Braz
Título: Uma análise dos exercícios com sílabas em Diários de Classe de professoras alfabetizadoras (1973 – 2010)
Autoria: Gisele Ramos Lima
Título: Formação de professores e o desafio da inclusão de alunos com deficiência: caminhos trilhados por professoras dos anos iniciais
Autoria: Gisele Marques Vargas
Título: As propostas educacionais da administração de Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias): um estudo da instrução Rio-grandense do século XIX (1842-1871)
Autoria: Hardalla Santos Do Valle
Título: O imaginário como mística do ensino em Sociologia: sobre a “atenção imaginante” nas narrativas visuais de Bagé
Autoria: Lisandro Lucas De Lima Moura
Título: Influências fonológicas na aquisição da escrita do português por crianças bilíngues (pomerano/português brasileiro)
Autoria: Marceli Tessmer Blank
Título: Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
Autoria: Marion Rodrigues Dariz
Título: A dialogicidade no cotidiano da Escola Estadual de Ensino Médio João Simões Lopes Neto
Autoria: Michele Silveira Azevedo
Título: Educação e crítica da modernidade: um encontro entre Rousseau e Hokheimer
Autoria: Mirela Teresinha Bandeira Silva Moraes
Título: A leitura sob a perspectiva filosófica transcendendo a semiformação do leitor contemporâneo: de Paulo Freire a Theodor Adorno
Autoria: Priscila Monteiro Chaves
Título: A recontextualização das competências no currículo do Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas e a reforma da Educação Profissional
Autoria: Roberta De Carvalho Nobre Palau
Título: NÃO ESTÃO NA ESCOLA?: Um estudo sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos nos Anos Iniciais na Rede Municipal de Pelotas
Autoria: Rogeria Aparecida Garcia
Título: Quefazeres necessários à docência: imperativos à formação permanente
Autoria: Rogeria Novo Da Silva
Título: Construção da coletividade no processo educativo: turma Especial de Medicina Veterinária PRONERA/UFPel
Autoria: Valdirene Soares Machado
Título: Escola de Engenharia Industrial: a gênese do ensino superior na cidade do Rio Grande (1953-1961)
Autoria: Vanessa Barrozo Teixeira Aquino