Dissertações defendidas em 2014
Título: O uso de cartilhas no processo de alfabetização : um estudo a partir de cadernos de planejamento de uma professora (1983-2000)
Autoria: Cicera Marcelina Vieira
Título: O brincar do ponto de vista das crianças: uma análise das dissertações e teses do Portal Capes (2007 a 2012)
Autoria: Clara Medeiros Veiga Ramires Monteiro
Título: Supervisão pedagógica: prática e formação continuada.
Autoria: Clarice Francisco Brauner
Título: Seu Paulo – a escrita no barro: um Outro Sujeito, um Sujeito Outro, uma Pedagogia Outra, uma Outra Pedagogia.
Autoria: Cleber Jose Silveira da Costa
Título: Estratégias de compreensão leitora ancoradas no construto da aprendizagem autorregulada: uma intervenção pedagógica
Autoria: Daiana Correa Vieira
Título: Gestão escolar democrática e participação dos sujeitos: uma análise a partir dos fundamentos filosóficos de John Dewey.
Autoria: Elizane Pegoraro Bertineti
Título: “Não é de verdade, é só um desenho”: de que nos falam os desenhos infantis?
Autoria: Francine Borges Bordin
Título: O papel desempenhado pela Livraria Universal na cidade de Pelotas no período de 1887 a 1934.
Autoria: Gigliane Segovia da Cunha
Título: O Asilo de Órfãs São Benedito em Pelotas – RS (as primeiras décadas do século XX): trajetória educativa-institucional
Autoria: Jeane dos Santos Caldeira
Título:Prática pedagógica e participação das crianças na escola
Autoria: Jeruza Da Rosa da Rocha
Título: Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra
Autoria: Joice do Prado Alves
Título: A relação entre as abordagens à aprendizagem e a autorregulação da aprendizagem de alunos do ensino médio regular diurno no Município de Camaquã – RS
Autoria: Jose Silvano Martins Gross
Título: Colorindo invisibilidades: um estudo de caso acerca de práticas de resistência negra na escola
Autoria: Josiane Beloni de Paula
Título: Sites de Redes Sociais e Educação: a utilização do Facebook como possibilidade de potencialização de uma cibercidadania.
Autoria: Julio Cesar Madeira
Título: Gênero e educação infantil: o trabalho de educação e cuidado de um auxiliar do sexo masculino e seus desdobramentos no cotidiano de uma escola infantil
Autoria: Lilian Borges Dos Santos
Título: Os (des) encontros entre a práxis de Makarenko na Colônia Gorki (1920 – 1928) e a Educação libertadora proposta na Conferência Episcopal de Medellin (1968).
Autoria: Livia Malta Pontes Rodrigues
Título: O Programa “Mais Educação” e a educação integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva da formação onilateral
Autoria: Magda Gisela Cruz dos Santos
Título: A Pedagogia Social em Pestalozzi: teoria e prática pedagógicas
Autoria: Mara Lucia Teixeira Brum
Título: A sociologia educacional no Brasil (1946-1971): análise sobre uma instituição de ensino católica
Autoria: Marcelo Pinheiro Cigales
Título: Gênero e sindicalismo docente: uma análise da produção acadêmica na pós-graduação
Autoria: Marcia Cristiane Volz Klumb Coronel
Título: Design educacional e inteligências múltiplas: construindo um instrumento norteador para o estímulo ao uso das inteligências em EaD online
Autoria: Marcus Freitas Neves
Título: A produção da educação física pela unidocência: narrativas de professoras
Autoria: Mauricio Cravo dos Reis
Título: O Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro – PLIDEF/INL (1971-1976): um estudo sobre as condições históricas e sociais e as paradas em jogo no campo
Autoria: Monica Maciel Vahl
Título: O ditongo nasal em dados de escrita inicial
Autoria: Natalia Lectzow de Oliveira
Título: Marx e Freire: a exploração e a opressão nos processos de formação humana
Autoria: Paulo Eduardo Dias Taddei
Título: Imaginário, memória e histórias de vida: narrativas biográficas de egressas do Asilo de Órfãs Felisbina Leivas
Autoria: Priscila de Souza de Aguiar
Título: Instagram: produção de imagens, cultura mobile e seus possíveis reflexos nas práticas educativas
Autoria: Rodrigo Inacio de Castro
Título: Etnomatemática e educação popular: um diálogo cultural
Autoria: Rossana Daniela Cordeiro Leiria
Título: Um estudo sobre os erros motivados pela fonologia na escrita inicial de crianças bilíngues (Português-Espanhol)
Autoria: Rosiani Teresinha Soares Machado
Título: A disciplina de Educação Física na Escola Técnica Federal de Pelotas: práticas pedagógicas e memórias de professores (1973-1996)
Autoria: Rony Centeno Soares Junior
Título: A certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio: implicações no currículo e no trabalho docente da educação de jovens e adultos
Autoria: Simone Goncalves da Silva
Título: Estágio curricular supervisionado: o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em educação física
Autoria: Taiane Oliveira de Arruda da Rosa
Título: A categoria capital social em Putnam: delineando indicadores para a responsabilidade social institucional à UNIPAMPA
Autoria: Valeria Fontoura Nunes
Título: Autogestão com ênfase no processo educativo: Associação Recicladora Vitória e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares FURG – Rio Grande/RS
Autoria: Vanessa Gonçalves Dias
Título: “Vivemos um ser desconjuntado”: a produção da diferença nos discursos dos surdos acadêmicos
Autoria: Violeta Porto Moraes
Título: O plano de desenvolvimento da escola como política educacional para a melhoria da qualidade de ensino: um estudo em duas unidades escolares do município de Jataí/GO.
Autoria: Zenilda Maria De Sousa Paniago