Teses defendidas em 2013
Título: Políticas educacionais e políticas de responsabilização: efeitos sobre o trabalho docente, currículo e gestão
Autoria: Andressa Aita Ivo
Título: Escrituras do Corpo Biográfico e suas contribuições para a Educação: um estudo a partir do Imaginário e da Memória
Autoria: Andrisa Kemel Zanella
Título: A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
Autoria: Antônio Mauricio Medeiros Alves
Título: Experiência e conceito : possibilidades formativas da dialética negativa de Theodor W. Adorno
Autoria: Belkis Souza Bandeira
Título: Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vygotski
Autoria: Bento Selau Da Silva Junior
Título: Da escola na zona urbana para a escola do/no campo: os professores em foco
Autoria: Catia Simone Becker Vighi
Título: A escrita no contexto acadêmico: uma abordagem a partir das ideias de L.S Vygotski
Autoria: Clarice Vaz Peres Alves
Título: A Escola de Belas Artes de Pelotas (1949-1973): trajetória institucional e papel na história da arte
Autoria: Clarice Rego Magalhaes
Título: Discursos sobre pedagogias surdas
Autoria: Daniele De Paula Formozo
Título: Do intolerável ao impensável: potências educativas de um cinema cruel
Autoria: Flavia Garcia Guidotti
Título: O valor simbólico da leitura: cartas (auto)biográficas de leitores professores
Autoria: Flavia Griep Mancini
Título: Práticas bem sucedidas de professores de inglês em escolas públicas: sujeitos singulares, possibilidades plurais.
Autoria: Helena Beatriz Mascarenhas De Souza
Título: Novos sentidos das políticas curriculares para a educação profissional no Instituto Federal Sul-rio-grandense
Autoria: Jair Jonko Araujo
Título: Entre licenciatura e bacharelado em Educação Física: reformas no ensino superior e a constituição de identidades dos profissionais de educação física da ESEF/UFPel
Autoria: Leila Cristiane Pinto Finoqueto
Título: Condições de trabalho docente no contexto confessional comunitário mercantilizado: um estudo de caso
Autoria: Maria Laura Brenner De Moraes
Título: Paulo Freire – Compositor de muitos destinos… Tambor de todos os hinos?: um estudo de múltiplos casos de ONGs brasileiras atuantes na educação que se reivindicam freireanas…
Autoria: Michelle Rodrigues Nobrega
Título: Tornando-se Professor Universitário: os primeiros passos na docência
Autoria: Neridiana Fabia Stivanin
Título: O paradigma da colaboração nas políticas públicas para a educação profissional e suas implicações sobre o trabalho docente
Autoria: Paulo Eduardo Grischke
Título: Quando o extravio é crise : emergência e invisibilidade de um novo sujeito na educação jurídica
Autoria: Pedro Moacyr Perez Da Silveira
Título: Docentes de música na educação básica: um estudo sobre identidades profissionais
Autoria: REGIANA BLANK WILLE
Título: Do mal-estar à readaptação: o que causa o adoecimento e o afastamento da função docente.
Autoria: Rita Melania Webler Brand
Título: Os saberes docentes na tutoria em Educação a Distância
Autoria: Thais Philipsen Grutzmann
Título: O autor-criador e o(s) outro(s): a estética da vida na escrita de diários de irmãos agricultores
Autoria: Vania Grim Thies
Título: Jovens e a produção de subjetividades: vidas na festa, vidas na escola
Autoria: Vera Lucia Gainssa Balinhas