Início do conteúdo

Teses defendidas em 2015

Título: Recontextualização do currículo do Curso de Enfermagem da UFPel: do texto à prática.
Autoria: Afra Suelene de Souza


Título: Um estudo sobre os erros ortográficos de alunos do ensino médio do IFSUL – Câmpus Pelotas Visconde da Graça (CaVG), à luz do Modelo de Redescrição Representacional (MRR) de Karmiloff-Smith (1994)
Autoria: Cristiane Silveira dos Santos


Título: A educação para um novo princípio de realidade: contribuições da filosofia de Herbert Marcuse.
Autoria: Daltro Lucena Ulguim


Título: Fontes filosóficas da pedagogia de Paulo Freire : a transformação social radical inspirada em Karl Marx como núcleo sintético
Autoria: Dirlei de Azambuja Pereira


Título: A regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes.
Autoria: Franciele Roos da Silva Ilha


Título: Escolas étnicas italianas em Porto Alegre/RS (1877-1938): formação de uma rede escolar e o fascismo
Autoria: Gelson Leonardo Rech


Título: Manifestações da cultura militar no espaço educacional brasileiro na primeira república : o contexto de Pelotas-RS
Autoria: Genivaldo Gonçalves Pinto


Título: Escolas étnicas italianas em Porto Alegre/RS (1877-1938) : a formação de uma rede escolar e o fascismo
Autoria: Gerson Nei Lemos Schulz


Título: A presença da concepção educacional de Condorcet nos primeiros projetos de instrução pública do Brasil independente e sua ausência na legislação aprovada (1822 – 1857)
Autoria: Itamaragiba Chaves Xavier


Título: Narrativas e imaginários de professoras readaptadas : rumo a uma pedagogia da observância
Autoria: José Aparecido Celorio


Título: O ensino da língua estrangeira na educação de surdos: recontextualização dos discursos pedagógicos em práticas de professores de alunos
Autoria: Karina Avila Pereira


Título: Movimentos discursivos na produção de currículo da educação profissional para jovens e adultos no Instituto Federal de Educação Farroupilha.
Autoria: Leticia Ramalho Brittes


Título: Programa de estimulação da consciência fonológica no primeiro ano do ensino fundamental : efeitos sobre a escrita inicial e os erros motivados pela fonologia
Autoria: Liza Gutierrez


Título: Hannah Arendt e Paulo Freire: a Educação e o Compromisso com a Conservação e a Transformação do Mundo.
Autoria: Lizandra Andrade Nascimento


Título: O trabalho coletivo na formação de professores : interações e saberes docentes compartilhados
Autoria: Lourdes Helena Rodrigues dos Santos


Título: Currículo da Escola Ribeirinha na Amazônia e a produção da identidade cultural dos docentes e alunos das classes multisseriadas do Ensino Fundamental.
Autoria: Maria Aparecida Nascimento da Silva


Título: A iniciação à docência de jovens professores na universidade.
Autoria: Nadiane Feldkercher

Publicado em 07/08/2015, na categoria Teses Defendidas.
Translate »