Teses defendidas em 2016
Título: “Inclusão é uma utopia”: possibilidades e limites para a inclusão nos anos finais do ensino fundamental – intervenção e interpretação a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade
Autoria: Adriane Cenci
Título: Educação escolar brasileira: possibilidades e limites para uma formação de caráter omnilateral.
Autoria: Alexandra Vanessa de Moura Baczinski
Título: Gênero e Docência Masculina: como se constitui o professor homem dos anos iniciais
Autoria: Amelia Teresinha Brum da Cunha
Título: Da educação bancária à educação problematizadora: como as modificações nas estratégias pedagógicas e suas relações com o inacabamento e a autonomia, promovem o aprendizado do educador e da educadora na universidade?
Autoria: Andre Luis Castro de Freitas
Título: Efeitos discursivos da inserção obrigatória da disciplina de Libras em cursos de licenciatura no Brasil
Autoria: Angela Nediane dos Santos
Título: Imaginários Fermentadores nas Rodas de Capoeira Angola do Accara: elementos de uma educação circular.
Autoria: Angelita Hentges
Título: A “Educação para Todos” como perspectiva de superação do Capital como lógica social: análise com base no pensamento dialético de Marx.
Autoria: Antonio Francisco Lopes Dias
Título: A Educação a distância no Brasil e a reconfiguração da identidade do professorado.
Autoria: Barbara Regina Gonçalves Vaz
Título: Uma palavra é o nome de cada coisa: um estudo sobre as percepções de crianças do ciclo de alfabetização acerca da palavra oral e gráfica
Autoria: Carmen Regina Gonçalves Ferreira
Título: Imagética musical: aspectos constitutivos e mecanismos de funcionamento na criação de solos instrumentais.
Autoria: Celio Roberto Eyng
Título: Políticas de expansão e de regulamentação do Ensino Superior Brasileiro e a otimização das Universidades Federais: reverberações na UFPel.
Autoria: Cristiane Hoffmann Moreira
Título: Interações discursivas sobre perfis, mudanças e evoluções conceituais no ensino de ciências.
Autoria: Daniela de Maman
Título: A formação democrática na escola contemporânea: entre duas concepções de socialização política.
Autoria: Dirnei Bonow
Título: Estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas para a formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância.
Autoria: Fabiane Sarmento Oliveira Fruet
Título: A crise socioecológica no labirinto do capital : uma análise das relações entre humanidade e natureza a partir dos conceitos de entropia e sociometabolismo
Autoria: Fernando Bilhalva Vitoria
Título: Trabalho educação e formação humana no MST: tensionando a forma histórica escolar à luz da pedagogia socialista.
Autoria: Franciele Soares dos Santos
Título: As repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais – REUNI no fazer docente de professores universitários.
Autoria: Gabriela Machado Ribeiro
Título: Plano Nacional de Educação (2014-2024): política de formação de professores da educação básica.
Autoria: Gilmar Fiorese
Título: Heróis/Heroínas Surdos/as Brasileiros/as: busca de significados na comunidade surda gaúcha.
Autoria: Gisele Maciel Monteiro Rangel
Título: A recontextualização do ciclo de alfabetização na rede municipal de ensino de Pelotas.
Autoria: Janaina Soares Martins Lapuente
Título: Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores para atuar na Educação a Distância/UAB: desafios e realidades no IFSul.
Autoria: Janete Otte
Título: Guardiãs da memória escolar: a preservação da História da Educação em duas cidades gaúchas nas primeiras décadas do século XXI.
Autoria: Jezuina Kohls Schwanz
Título: Sensibilidade, Trabalho e Formação Humana: o reencontro do ser humano com a natureza, com o outro e consigo mesmo
Autoria: João Henrique Bordin
Título: Economia do conhecimento e educação: a fabricação do sujeito microempresa como modo de existência.
Autoria: Jose Roberto de Oliveira Feijo
Título: Recontextualização do componente curricular anatomia humana: aprendizagem baseada em problemas no curso de Enfermagem da UFPel
Autoria: Mateus Casanova dos Santos
Título: Projeto Principal de Educação da América Latina e Caribe e Projeto Regional para Educação: Repercussões na Política de Avaliação em Larga Escala no Brasil.
Autoria: Sueli Ribeiro Comar
Título: Relações sociais de Reconhecimento Intersubjetivo Virtual na formação de professores a distância.
Autoria: Vanessa dos Santos Nogueira