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Teses defendidas em 2017

Título: A Comunicação Pedagógica nos Cursos do PROEJA do IFSUL – Campus Pelotas: a produção dos processos de aprendizagem de estudantes jovens e adultos trabalhadores da construção civil.
Autoria: Beatriz Helena Siqueira Katrein


Título: A formação pedagógica dos professores iniciantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense: intencionalidade, necessidade, ou desinteresse.
Autoria: Carolina Mendonça Fernandes de Barros


Título: Missão de estudos ao Uruguai: mudanças no sistema de ensino do Rio Grande do Sul (1913-1927) 
Autoria: Caroline Braga Michel


Título: Escola Sem Partido (ESP) versus Professores Contra o Escola Sem Partido (PCESP): tensões e discurso nas redes sociais.
Autoria: Cristiano Guedes Pinheiro


Título: A emancipação na política curricular do Ensino Fundamental de Mato Grosso.
Autoria: Eucaris Joelma Rodrigues Ferreira


Título: O que o currículo de Letras LIBRAS ensina sobre a literatura surda.
Autoria: Fabiano Souto Rosa


Título: Apagão docente e PIBID: um engajamento estratégico produzindo modos de endereçamento.
Autoria: Gabriel dos Santos Kehler


Título: Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação didático-pedagógica de licenciandos da UFPel.
Autoria: Gerson Rios Leme


Título: O ensino de ofícios na cidade do Rio Grande (1889-1930): uma análise sobre a infância desvalida.
Autoria: Hardalla Santos do Valle


Título: Educação Desordeira: poéticas das infâncias em videoarte.
Autoria: Krischna Silveira Duarte


Título: Narrativas quilombolas: outras histórias e pedagogias.
Autoria: Leandro Haerter


Título: O ensino médio politécnico na região de Rio Grande-RS (2012-2016): análise desde os pressupostos marxianos e histórico-práticos da Politecnia. 
Autoria: Leonardo Dorneles Gonçalves


Título: O exercício do filosofar como caminho para a formação humana: uma hermenêutica da obra de Jean-Jacques Rousseau para pensar o Ensino de Filosofia. 
Autoria: Leticia Maria Passos Corrêa


Título: Autorregulação da aprendizagem no estágio de Licenciatura em Educação Física: proposta formativa ancorada na pesquisa-ação.
Autoria: Luciana Toaldo Gentilini Avila


Título: Concepções, Tempos e Espaços do Brincar no Primeiro Ano do Ensino Fundamental.
Autoria: Luiz Cesar Teixeira dos Santos


Título: A influência do inspetor-geral no processo de consolidação da instrução pública na província de Matto-Grosso (1834-1880): organização e difusão do ensino
Autoria: Luiza Fagundes Dias


Título: Deutsche Schulen urbanas no Pampa ou o Pampa dentro de Deutsche Schulen? Cultura Escolar Conforme: Collegio Allemão de Pelotas e Collegio Rio Grandense do Rio Grande (1912-1936).
Autoria: Maria Angela Peter da Fonseca


Título: Uma escola municipal de educação infantil como lugar de experiência, comunicação e relações: contribuições para a construção de uma Pedagogia da Infância.
Autoria: Maria Cristina Madeira


Título: Conhecimentos enraizados como ferramenta de luta e resistência camponesa à sociedade da reprodução.
Autoria: Maria da Graça Souza


Título: Hannah Arendt e a crise da modernidade: senso comum e educação.
Autoria: Nei Jairo Fonseca dos Santos Junior


Título: Sobre a dimensão estética do conceito de leitura literária: perspectivas de uma Dialética Negativa.
Autoria: Priscila Monteiro Chaves


Título: Cuidado e Educação: Compreensões construídas em contexto de estágio supervisionado em Educação Infantil. 
Autoria: Roseli de Fatima Rech Pilonetto


Título: A interdisciplinaridade em Freire como Práxis de leitura de mundo: uma proposta de educação concebida como formação humana. 
Autoria: Sheila de Fátima Mangoli Rocha


Título: A constituição do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos – NUME (1994-2014).
Autoria: Tatiane Vedoin Viero


Título: A instrução da mocidade rio-grandina: o ensino secundário na cidade do Rio Grande/RS (1850-1889).
Autoria: Vanessa Barrozo Teixeira Aquino


Título: Contribuições da Educação Física para a formação humana omnilateral: uma abordagem com base na filosofia social marxiana.
Autoria: Zuleyka da Silva Duarte

Publicado em 07/08/2017, na categoria Teses Defendidas.
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