Teses defendidas em 2018
Título: As licenciaturas interdisciplinares no cenário nacional: implantação e processo
Autoria: Aline Souza da Luz
Título: Conhecimentos do contexto e estratégias autorregulatórias mobilizadas na resolução de problemas de Matemática por estudantes de uma escola agrícola.
Autoria: Amanda Pranke
Título: Imagens embriagadas: a cruzada das crianças – Barbárie e reencantamento do mundo.
Autoria: Angelita Soares Ribeiro
Título: Educação jurídica no âmbito da transnacionalização das relações humanas: recontextualização curricular do Direito Internacional em cursos de Direito no Brasil
Autoria: Anelize Maximila Corrêa
Título: As parcerias público-privadas na educação profissional: um estudo sobre o Pronatec no município de Pelotas
Autoria: Antonio Cardoso Oliveira
Título: A Luta pelo Reconhecimento Intersubjetivo em Axel Honneth e as Políticas Sociais de Distribuição de Renda: um estudo do Programa Bolsa Família
Autoria: Carline Schröder Arend
Título: A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960)
Autoria: Chris de Azevedo Ramil
Título: Da feitura de si: por um gesto artístico na formação.
Autoria: Daniela da Cruz Schneider
Título: A escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica.
Autoria: Katlen Bohm Grando
Título: Consumo de si nas tramas da Pós-Graduação Stricto Sensu: como os discentes produzem-se nesse contexto?
Autoria: Karine Sefrin Speroni
Título: Processos de uma Experiência de Docência: Ensinando e Aprendendo a ser Professor de Música.
Autoria: Lélia Negrini Diniz
Título: Acento gráfico e prosódico: um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais
Autoria: Luanda Alvariza Gomes Ney
Título: Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática
Autoria: Luciana Martins Teixeira Lindner
Título: A Escola Normal Regional Imaculada Conceição em Pelotas/RS: a atuação da igreja católica e dos poderes públicos (1955-1971)
Autoria: Magda de Abreu Vicente
Título: Memórias e trajetórias de egressas das escolas normais Assis Brasil e São José em Pelotas/RS, no período do governo de Leonel Brizola (1959-1963)
Autoria: Maria Cristina dos Santos Louzada
Título: Redes de Influência em Mato Grosso: o Estado e as Parcerias Público-Privadas e a Reconfiguração da Política Educacional na Rede Estadual de Ensino.
Autoria: Maria Eloisa da Silva
Título: Constituição do professor universitário iniciante no contexto de uma instituição em implantação: envolvimento e responsabilidade individual e institucional
Autoria: Maria Margarete Delaia
Título: Globalização, fronteira e educação: o lugar do livro didático: Estudo comparado entre as cidades fronteiriças Chuí-Brasil e Chuy-Uruguay
Autoria: Odilon Leston Junior
Título: Leopoldo Gotuzzo e a constituição do MALG (1887-1986)
Autoria: Raquel Santos Schwonke
Título: O bilinguismo português/polonês na constituição disposicional e na prática: perfis sociológicos de cinco descendentes de poloneses no município de Dom Feliciano/ RS
Autoria: Rozele Borges Nunes
Título: Governamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação: o discurso do ENEM
Autoria: Simone Gonçalves da Silva
Título: Um Estudo sobre a Leitura e a Escrita no Ciclo de Alfabetização de uma Escola Pública da Cidade de Pelotas – RS
Autoria: Tania Tuchtenhagen Clarindo
Título: Táticas e estratégias: uma desconstrução da noção de indisciplina no cotidiano escolar
Autoria: Vanessa Bugs Gonçalves
Título: Dramaturgia da corporeidade: a pedagogia do evento teatral
Autoria: Vagner de Souza Vargas