Teses defendidas em 2019
Título: Cartas de Libertad em uma primavera rota.
Autoria: Ariel Salvador Roja Fagúndez
Título: Quem é o cientista?: do estatuto científico da linguística teórica e da linguística aplicada.
Autoria: Bianca Alves Lehmann
Título: Os bebês, as crianças bem pequenas e a natureza na educação infantil: achadouros contemporâneos.
Autoria: Carolina Machado Castelli
Título: Invenção e criação: o que pode o design e seu ensino?
Autoria: Cecilia Oliveira Boanova
Título: Os movimentos de participação construídos por e entre bebês e crianças maiores em uma turma de berçário.
Autoria: Daliana Löffler
Título: Cultura Vade Mecum ou da injustiça curricular: uma análise sobre o ensino jurídico brasileiro a partir de imagens da justiça produzidas por estudantes de Graduação em Direito no sul do Brasil.
Autoria: Ernani Santos Schmidt
Título: Edifícios escolares e educação em Pelotas-RS na Primeira República (1889-1930).
Autoria: Estela Maris Reinhardt Piedras
Título: História da Infância: a constituição do sujeito infantil moderno na cultura impressa portuguesa do século XVIII
Autoria: Fernando Cezar Ripe da Cruz
Título: Por uma infância simbólico-cultural: um grupo macrossocial como testemunha simbólica de uma época.
Autoria: Francine Borges Bordin
Título: Descruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda.
Autoria: Helcio Fernandes Barbosa Junior
Título: “Trouxeste a chave?”: a recepção das obras literárias nos diários de leitura de leitores e leitoras adolescentes do Ensino Médio Integrado do IFSul (Pelotas- RS).
Autoria: Jaqueline Thies Da Cruz Koschier
Título: Participação e relações interculturais entre meninas e meninos e suas professoras em contexto escolar.
Autoria: Jeruza da Rosa da Rocha
Título: A docência em escrileituras: cartografia de um estilo animal.
Autoria: Josimara Wilkboldt Schwantz
Título: A estética da existência nos romances de formação: o personagem Zezé, de José Mauro de Vasconcelos.
Autoria: Jordana da Silva Correa
Título: O sujeito da educação : possibilidades formativas da racionalidade (auto)biográfica.
Autoria: Julia Guimaraes Neves
Título: As potencialidades de uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem para a formação docente em Física.
Autoria: Larissa Pires Bilhalba
Título: Contribuições da tecnologia BIM na utilização de estratégias autorregulatórias por estudantes de arquitetura e urbanismo.
Autoria: Luciano de Vasconcellos Correa
Título: “Neoruralismo Pedagógico”: a formação dos trabalhadores do campo proposta pelo Estado brasileiro nas políticas educacionais do período neodesenvolvimentista (2001-2016).
Autoria: Gisela Cruz dos Santos
Título: Percepção e conhecimento linguístico na aquisição da escrita de alunos bilíngues (pomerano/português).
Autoria: Marceli Tessmer Blank
Título: Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online.
Autoria: Marcus Freitas Neves
Título: Interações de professores com as tecnologias móveis e sem fio em contexto de formação continuada.
Autoria: Michele de Almeida Schmidt
Título: A formação nas Licenciaturas em Dança das universidades públicas federais gaúchas pela voz das(os) docentes formadoras(es): O que é que essas(es) “profes” têm?.
Autoria: Monica Correa De Borba Barboza
Título: A prática reflexiva de Donald Schön e a reflexão sobre a prática em Paulo Freire: aproximações e disjunções na perspectiva de uma formação omnilateral.
Autoria: Paulo Eduardo Dias Taddei
Título: Educação, arte e engenharia: processos colaborativos.
Autoria: Reginaldo da Nobrega Tavares
Título: Imagens e discursos sobre violência de gênero à mulher: os corredores de uma Faculdade de Direito como lugar de produção/transformação do currículo.
Autoria: Rita de Araujo Neves
Título: Professores formadores e licenciandos em matemática: o Enatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em uma rede fechada de conversações.
Autoria: Tiago Dziekaniak Figueiredo