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Teses defendidas em 2019

Título: Cartas de Libertad em uma primavera rota.
Autoria: Ariel Salvador Roja Fagúndez 


Título: Quem é o cientista?: do estatuto científico da linguística teórica e da linguística aplicada. 
Autoria: Bianca Alves Lehmann


Título: Os bebês, as crianças bem pequenas e a natureza na educação infantil: achadouros contemporâneos. 
Autoria: Carolina Machado Castelli


Título: Invenção e criação: o que pode o design e seu ensino? 
Autoria: Cecilia Oliveira Boanova


Título: Os movimentos de participação construídos por e entre bebês e crianças maiores em uma turma de berçário.
Autoria: Daliana Löffler


Título: Cultura Vade Mecum ou da injustiça curricular: uma análise sobre o ensino jurídico brasileiro a partir de imagens da justiça produzidas por estudantes de Graduação em Direito no sul do Brasil. 
Autoria: Ernani Santos Schmidt


Título: Edifícios escolares e educação em Pelotas-RS na Primeira República (1889-1930).
Autoria: Estela Maris Reinhardt Piedras


Título: História da Infância: a constituição do sujeito infantil moderno na cultura impressa portuguesa do século XVIII
Autoria: Fernando Cezar Ripe da Cruz


Título: Por uma infância simbólico-cultural: um grupo macrossocial como testemunha simbólica de uma época. 
Autoria: Francine Borges Bordin


Título: Descruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda. 
Autoria: Helcio Fernandes Barbosa Junior


Título: “Trouxeste a chave?”: a recepção das obras literárias nos diários de leitura de leitores e leitoras adolescentes do Ensino Médio Integrado do IFSul (Pelotas- RS). 
Autoria: Jaqueline Thies Da Cruz Koschier


Título: Participação e relações interculturais entre meninas e meninos e suas professoras em contexto escolar. 
Autoria: Jeruza da Rosa da Rocha


Título: A docência em escrileituras: cartografia de um estilo animal. 
Autoria: Josimara Wilkboldt Schwantz


Título: A estética da existência nos romances de formação: o personagem Zezé, de José Mauro de Vasconcelos. 
Autoria: Jordana da Silva Correa


Título: O sujeito da educação : possibilidades formativas da racionalidade (auto)biográfica. 
Autoria: Julia Guimaraes Neves


Título: As potencialidades de uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem para a formação docente em Física. 
Autoria: Larissa Pires Bilhalba


Título: Contribuições da tecnologia BIM na utilização de estratégias autorregulatórias por estudantes de arquitetura e urbanismo. 
Autoria: Luciano de Vasconcellos Correa


Título: “Neoruralismo Pedagógico”: a formação dos trabalhadores do campo proposta pelo Estado brasileiro nas políticas educacionais do período neodesenvolvimentista (2001-2016).
Autoria: Gisela Cruz dos Santos


Título: Percepção e conhecimento linguístico na aquisição da escrita de alunos bilíngues (pomerano/português).
Autoria: Marceli Tessmer Blank


Título: Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. 
Autoria: Marcus Freitas Neves


Título: Interações de professores com as tecnologias móveis e sem fio em contexto de formação continuada.
Autoria: Michele de Almeida Schmidt


Título: A formação nas Licenciaturas em Dança das universidades públicas federais gaúchas pela voz das(os) docentes formadoras(es): O que é que essas(es) “profes” têm?. 
Autoria: Monica Correa De Borba Barboza


Título: A prática reflexiva de Donald Schön e a reflexão sobre a prática em Paulo Freire: aproximações e disjunções na perspectiva de uma formação omnilateral. 
Autoria: Paulo Eduardo Dias Taddei


Título: Educação, arte e engenharia: processos colaborativos. 
Autoria: Reginaldo da Nobrega Tavares


Título: Imagens e discursos sobre violência de gênero à mulher: os corredores de uma Faculdade de Direito como lugar de produção/transformação do currículo.
Autoria: Rita de Araujo Neves


Título: Professores formadores e licenciandos em matemática: o Enatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em uma rede fechada de conversações. 
Autoria: Tiago Dziekaniak Figueiredo

Publicado em 07/08/2019, na categoria Teses Defendidas.
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