Início do conteúdo

Dissertações defendidas em 2008

Título: A profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940).
Autoria: Adriana Duarte Leon


Título: As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância.
Autoria: Adriane Pires Rodrigues


Título: Pelo sentido da vista: um olhar gay na escola
Autoria: Aline Ferraz da Silva


Título: Vivências e saberes de estudantes de Pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias.
Autoria: Aline Krause Lemke


Título: Futebol, memória e identidade operária: uma análise sobre a prática futebolística em Pelotas nas décadas de 1930 a 1960
Autoria: Aline Nunes da Cunha de Medeiros


Título: Conexões entre cultura popular e cultura acadêmica: recontextualização curricular na prática de pesquisa jurídica do curso de Direito da Anhanguera Educacional/Faculdade Atlântico Sul em Pelotas
Autoria: Ana Clara Correa Henning


Título: Uma face da industrialização pelotense na década de 1970: a gênese da Agência de Treinamento Eraldo Giacobbe, SENAI/Pelotas.
Autoria: Ana Cristina dos Santos Amaro da Silveira


Título: Ensino de leitura: o que diz um grupo de professores de espanhol da rede pública de Pelotas.
Autoria: Andrea Ualt Fonseca


Título: Reestruturação produtiva, formação e identidade: o projeto escola de fábrica e a construção identitária de jovens trabalhadores
Autoria: Barbara Regina Gonçalves Vaz


Título: Formação cultural, semiformação, indústria cultural: contribuições de Theodor W. Adorno para pensar a educação
Autoria: Belkis Souza Bandeira


Título: Jogo e educação infantil: contribuições da hermenêutica filosófica de Gadamer
Autoria: Carmen de Barros Riegel


Título:  A aprendizagem da ortografia e o uso de estratégias metacognitivas.
Autoria: Carolina Reis Monteiro


Título: Professores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re)visitado.
Autoria: Catia Simone Becker Vighi


Título: A Escola de Belas Artes de Pelotas: da fundação à federalização (1949-1972) uma contribuição para a história da educação em Pelotas
Autoria: Clarice Rego Magalhaes


Título: Currículo e educação de surdos.
Autoria: Daniele de Paula Formozo


Título: Espelho, espelho meu, eu sou bela?: estudando sobre jovens mulheres negras, discurso estético, mídia e identidade.
Autoria: Diony Maria Oliveira Soares


Título: Escrever, pintar palavras, desenhar pensamento: escrita como experiência de formação
Autoria: Fabricio Tavares Santos Silva


Título: Histórias e memórias da professora e autora de livros didáticos Nelly Cunha (1920-1999).
Autoria: Helenara Plaszewski Facin


Título: Mulheres em imagens sob os olhares de meninos e meninas: uma trama formada por artes visuais, educação e gênero.
Autoria: Igor Moraes Simoes


Título: Método da Abelhinha? em Pelotas : contribuições à História da Alfabetização (1965 a 2007)
Autoria: Janaina Soares Martins Lapuente


Título: Aspectos das diversas manifestações do projeto cívico-pedagógico de João Simões Lopes Neto
Autoria: Luis Artur Borges Pereira


Título: Imagens que balizaram o professor que gosta do que faz: trajetórias no ensino profissional.
Autoria: Luiz Kawall De Vasconcellos


Título: A exclusão escolar nos cursos técnicos do CEFET-RS (1980 - 2006).
Autoria: Manoel José Porto Junior


Título: Analisando possibilidades de construção da autonomia em curso de EAD: um estudo de caso.
Autoria: Marcia Hernandez Dias Koller


Título: Desafios no processo de constituição da Escola Oziel Alves Pereira Canguçu – RS: amarrando as pontas entre conhecimento e produção.
Autoria: Maria da Graca Souza


Título: Ser estudante sendo docente: por que os docentes se qualificam?
Autoria: Maria Laura Brenner De Moraes


Título: O Jornal Escolar: escrita e pensamento.
Autoria: Marilda Edna Vellar Auge


Título: Formação inicial de professores de Matemática: como se (des) articulam as disciplinas de formação pedagógica e as de formação específica?
Autoria: Paula Regina Gomes Xavier


Título:  O impacto das relações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente: um estudo de caso do CEFET-RS.
Autoria: Paulo Eduardo Grischke


Título: Aprendizagem e trabalho colaborativo na educação a distância
Autoria: Rafael Fonseca de Castro


Título: Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
Autoria: Sibelie Souto Valente


Título: Arando a terra, registrando a vida: os sentidos da escrita de diários na vida de dois agricultores
Autoria: Vania Grim Thies


Título: Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
Autoria: Vera Lúcia Gainssa Balinhas


Título: Uma dádiva da Bibliotheca Pública Pelotense aos seus leitores de um palmo e meio: a Seção Infantil Erico Verissimo (1945-1958)
Autoria: Vivian Anghinoni Cardoso Corrêa


Título: Práticas emancipatórias na escola pública
Autoria: Zuleyka Da Silva Duarte

Publicado em 17/06/2008, na categoria Dissertações Defendidas.
Translate »