Dissertações defendidas em 2009
Título: A reinvenção de uma professora de Língua Inglesa: lugares-memórias como reservatórios do imaginário
Autoria: Ana Paula Alba Wildt
Título: Ensinar Física a partir dos conhecimentos que os alunos explicitam: desafios e limites de uma prática pedagógica.
Autoria: Carla Maria Simões Sica
Título: Discutindo sobre concepções de aprendizagem: uma experiência significativa com um grupo de professoras.
Autoria: Carolina da Cruz Jorge
Título: Educacao e crise ambiental: o princípio responsabilidade como imperativo ético
Autoria: Claudia Battestin
Título: A linguagem da internet na escrita escolar de alunos adolescentes: um estudo de caso
Autoria: Danieli de Godoy da Silva
Título: La disciplina crítica de los saberes como espacio filosófico: una fundamentación a partir de Theodor Adorno
Autoria: Elbio Gerardo Silveira Ramos
Título: No meio do caminho: entre o discurso adolescente e a norma
Autoria: Fabiane Lopes Teixeira
Título: Discurso religioso e discurso escolar produzindo disciplina na escola: diálogos com saberes e práticas de professores
Autoria: Giovanna Pinto Gularte
Título: A Instrução Pública na República Rio-Grandense (1836-1845).
Autoria: Itamaragiba Chaves Xavier
Título: Foucault na educação: ferramentas analíticas para a práxis educacional hoje
Autoria: Kelin Valeirão
Título: O letramento como rede: uma experiência na educação infantil
Autoria: Maria Cristina Madeira
Título: Gestão Democrática da Educação na rede pública municipal de Pelotas: experiências de democracia participativa.
Autoria: Nailê Pinto Iunes
Título: Dilaceração: uma poética do aprender em arte.
Autoria: Raquel Andrade Ferreira
Título: Trabalho e educação: os coletivos pedagógicos de Makarenko
Autoria: Reinaldo Luiz Xavier Tillmann
Título: Direitos Humanos na educação: um estudo em escolas da fronteira Brasil / Uruguai.
Autoria: Roseli Calvetti Souza
Título: Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
Autoria: Rubya Mara Munhóz de Andrade
Título: A presença feminina na Faculdade de Direito de Pelotas - RS
Autoria: Valesca Brasil Costa
Título: O desenho infantil na prática pedagógica de professores de educação básica: das vivências às valorizações.
Autoria: Vander Jarabiza
Título: Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo.
Autoria: Vanessa Caldeira Leite
Título: O entorno da escola rural Astrogildo Pereira da Costa como constitutivo da construção curricular da escola.
Autoria: Véra Lucia Costa da Silveira
Título: Educação e Comunicação: a experiência de jovens no desenvolvimento de um programa de rádio.
Autoria: Viviani Rios Kwecko