Início do conteúdo
Dissertações Defendidas

Dissertações defendidas em 2013

Título: Políticas públicas para a educação profissional: um estudo do curso técnico em Administração da Rede e-Tec Brasil no CAVG.
Autoria: Antonio Cardoso Oliveira


Título: Profissão docente: a produção do discurso da possibilidade de valorização do professor por ele mesmo
Autoria: Arthur Da Silva Katrein


Título: Escritas autobiográficas: por entre imaginários e memórias: a busca das confluências para tornar-me educadora
Autoria: Cristina Debli Krüger


Título: Qualidade das narrativas orais e escritas na alfabetização : o efeito das experiências na educação infantil
Autoria: Cristiane de Ávila Lopes


Título: Narrativa textual: uma análise da produção escrita de crianças que experienciaram o método Montessoriano na Educação Infantil
Autoria: Cristiane de Ávila Lopes


Título: Narrativas de educação e resistência : a prática popular griô
Autoria: Cristiano Guedes Pinheiro


Título: A coleção didática Tapete Verde: do projeto à sua produção gráfica (década de 1970 – Rio Grande do Sul)
Autoria: Chris De Azevedo Ramil


Título: Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
Autoria: Daniela Da Cruz Schneider


Título: Processos de subjetivação de um professor universitário interpelado pelas marcas identitárias de raça, classe e sexualidade
Autoria: Eliana Peter Braz


Título: Uma análise dos exercícios com sílabas em Diários de Classe de professoras alfabetizadoras (1973 – 2010)
Autoria: Gisele Ramos Lima


Título: Formação de professores e o desafio da inclusão de alunos com deficiência: caminhos trilhados por professoras dos anos iniciais
Autoria: Gisele Marques Vargas 


Título: As propostas educacionais da administração de Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias): um estudo da instrução Rio-grandense do século XIX (1842-1871) 
Autoria: Hardalla Santos Do Valle


Título: O imaginário como mística do ensino em Sociologia: sobre a “atenção imaginante” nas narrativas visuais de Bagé
Autoria: Lisandro Lucas De Lima Moura


Título: Influências fonológicas na aquisição da escrita do português por crianças bilíngues (pomerano/português brasileiro)
Autoria: Marceli Tessmer Blank


Título: Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
Autoria: Marion Rodrigues Dariz


Título: A dialogicidade no cotidiano da Escola Estadual de Ensino Médio João Simões Lopes Neto
Autoria: Michele Silveira Azevedo


Título: Educação e crítica da modernidade: um encontro entre Rousseau e Hokheimer 
Autoria: Mirela Teresinha Bandeira Silva Moraes


Título: A leitura sob a perspectiva filosófica transcendendo a semiformação do leitor contemporâneo: de Paulo Freire a Theodor Adorno
Autoria: Priscila Monteiro Chaves


Título: A recontextualização das competências no currículo do Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas e a reforma da Educação Profissional
Autoria: Roberta De Carvalho Nobre Palau


Título: NÃO ESTÃO NA ESCOLA?: Um estudo sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos nos Anos Iniciais na Rede Municipal de Pelotas
Autoria: Rogeria Aparecida Garcia


Título: Quefazeres necessários à docência: imperativos à formação permanente
Autoria: Rogeria Novo Da Silva


Título: Construção da coletividade no processo educativo: turma Especial de Medicina Veterinária PRONERA/UFPel
Autoria: Valdirene Soares Machado


Título: Escola de Engenharia Industrial: a gênese do ensino superior na cidade do Rio Grande (1953-1961)
Autoria: Vanessa Barrozo Teixeira Aquino

Dissertações defendidas em 2012

Título: As representações dos professores e estudantes sobre a Sociologia no Ensino Médio: investigando as comunidades virtuais do Orkut
Autoria: Alexandra Garcia Mascarenhas 


Título: Professores? Sim! Os saberes docentes e os professores da Educação Profissional
Autoria: Aliana Anghinoni Cardoso


Título: Produção teórica e teorização em educação a partir da ANPED
Autoria: Alvaro Veiga Junior


Título: PIBID I/UFPel: oficinas pedagógicas que contribuíram para a autorregulação da aprendizagem e formação docente das bolsistas de matemática
Autoria: Amanda Pranke


Título: Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos
Autoria: Adriane Bender Arriada


Título: Minhas experienciações no espaço tempo da sala de aula: é possível integrar os saberes? Em que condições?
Autoria: André Luis Castro de Freitas


Título: Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
Autoria:  Ângela Balzano Neves


Título: Os processos de permanência dos estudantes do PROEJA do IFSul, Campus Pelotas.
Autoria: Beatriz Helena Siqueira Katrein


Título: Memória e narrativas surdas: o que sinalizam as professoras sobre sua formação?
Autoria: Bianca Gonçalves da Silva


Título: As mudanças curriculares no Curso Técnico em Agropecuária do CAVG produzidas pelas reformas de 1997 e 2004 e suas implicações na disciplina e no ensino de Física
Autoria: Cristiano Da Silva Buss


Título: Gestão da educação e controle das performatividades no Brasil: um estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB
Autoria: Daniel Godoy


Título: As tecnologias em uma escola pública rural: um desafio pedagógico
Autoria: Daniela Pedra Mattos


Título: Educação física, infância e inclusão: aproximações à prática docente
Autoria: Dione Moreira Nunes


Título: As tessituras entre O Apanhador no Campo de Centeio e as intimações do imaginário para a (auto)formação humana 
Autoria: Eliana Rita Mariotto Colpo


Título: Estágio de docência na graduação: possibilidades e limites na formação de professores universitários
Autoria: Gabriela Machado Ribeiro


Título: Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande: os primeiros anos da formação docente no ensino superior da cidade (1960-1969)
Autoria: Josiane Alves da Silveira


Título: Educação, disciplina e liberdade: compreensão da disciplina como modo de ser do homem no mundo e como possibilidade de viver em liberdade
Autoria: Joao Henrique Bordin


Título: O processo e o significado de elaborar princípios de convivência do trabalho coletivo à humanização: diálogos com Paulo Freire
Autoria: Lílian Dilli Gonçalves 


Título: Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
Autoria: Luciana Pereira Cardozo


Título: Ensino de Filosofia no Colégio Municipal Pelotense: uma análise histórica e crítica da disciplina de filosofia de 1960 a 2008
Autoria: Letícia Maria Passos Corrêa 


Título:Acentuação gráfica na escrita de crianças das séries iniciais
Autoria: Luanda Alvariza Gomes Ney


Título: A cartilha Ler a Jato e o método audiofonográfico de alfabetização da professora Gilda de Freitas Tomatis
Autoria: Mara Denise Neitzke Dietrich 


Título: A trajetória docente de uma alfabetizadora do Colégio São José em Pelotas/RS nas décadas de 1940 a 1980
Autoria: Maria Cristina dos Santos Louzada


Título: Desafios do processo de autoria em EAD aos professores do projeto TICs/IFSul
Autoria: Mauro Hallal Dos Anjos


Título: O nível de representação do conhecimento ortográfico de professoras dos anos iniciais
Autoria: Pâmela Renata Machado Araujo


Título: A escola Normal em Canguçu: itinerário da primeira turma de formandas (1965-1970)
Autoria: Patricia Silveira Zaneti


Título:  A formação humana como ponto de confluência na Pedagogia de Rousseau 
Autoria: Patricia Tarouco Manetti


Título:Políticas inclusivas: desafios à prática e à identidade docente
Autoria: Rosane Bom Hüsken


Título: Narrativas surdas: experiências na comunidade e na cultura surda e a constituição de identidades
Autoria: Taiane Santos dos Santos


Título; Centralidade do papel educativo e organizativo do técnico social na realidade camponesa: Assentamento Conquista da Liberdade
Autoria: Thaís Gonçalves Saggiomo


Título:  Inclusão nas aulas de educação física: reflexões a partir da prática pedagógica de um professor iniciante.
Autoria: Thiago Medeiros Goncalves Pinto


Título: Prática reflexiva realizada no ensino superior: estratégias de aprendizagem propulsoras para a formação de alunos autorregulados
Autoria: Veronica Rodriguez Fernandes

Dissertações defendidas em 2011

Título:O Baú dos Meus Guardados: Imaginários e lembranças das primeiras vivências escolares
Autoria: Annanda Diléia Jablonski


Título: Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação à Matemática: as implicações da/na formação
Autoria: Ana Carolina Nogueira Oliveira


Título: Subjetividade e redes sociais na internet : as relações entre estudantes e professores no contemporâneo
Autoria: Ana Paula Freitas Margarites


Título: O conceito de emancipação na produção científica da ANPEd: um estudo ancorado na perspectiva marxiana
Autoria: Ariela dos Santos Canielles


Título: Um estudo sobre a segmentação não-convencional na aquisição da escrita de alunos de EJA
Autoria: Carmen Regina Gonçalves Ferreira


Título: Análise de uma proposta de ensino de geometria descritiva baseada na perspectiva histórico-cultural
Autoria: Cecília Oliveira Boanova


Título: Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
Autoria: Cíntia Silva de Vasconcelos Neves


Título: A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS.
Autoria: Darlise Nunes Ferreira


Título: Percepção de egressos do curso de fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que atuam na área da saúde pública sobre as possíveis contribuições dos estágios supervisionados comunitários para a sua prática profissional
Autoria: Estefânia Silveira Moraes


Título: Literatura surda: o que sinalizam professores surdos sobre livros digitais em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Autoria: Fabiano Souto Rosa


Título: Políticas Educativas, Avaliação e Trabalho Docente: o caso de um programa de intervenção pedagógica no Rio Grande do Sul.
Autoria: Fernanda Amaral de Souza


Título:Anarquismo e educação em Rio Grande (1918-1927): educação de, para e pelos Trabalhadores
Autoria: Francisco Furtado Gomes Riet Vargas


Título: Loteamento Dunas e sua microfísica de poder
Autoria: Herberto Peil Mereb


Título: Ser cientista: tensões entre gênero e ciência
Autoria: Juliana Cardoso Pereira 


Título:Variação linguística da libras no contexto da educação de surdos
Autoria: Karina Ávila Pereira


Título: Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica
Autoria: Leidne Sylse S. de Mello Carreño


Título: A intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagógicos das escolas rurais de ensino fundamental completo da cidade de Pelotas/RS: um estudo fundamentado na concepção marxiana de emancipação
Autoria: Lisandra Ferreira Jardim 


Título: Paulo Freire e o PDE do Governo Lula : bem mais que simples coincidências
Autoria: Márcia Helena Pilon


Título: Processo de recontextualização da política de democratização da gestão: os olhares das equipes gestoras de duas escolas públicas municipais de Jaguarão
Autoria: Mariângela Faria de Faria


Título:  O estágio na formação de professores presencial e a distância: a experiência do curso de Matemática da UFPel
Autoria: Nadiane Ferldkercher


Título: Professor Ênnio Amaral marco em extensão, pesquisa e ensino na Escola Técnica Federal de Pelotas ETFPEL: uma história de vida ligada à educação profissional
Autoria: Nei Carlos de Moura


Título: Profissionalização e educação especial: um estudo sobre o processo inclusivo na profissionalização de estudantes com necessidades educacionais específicas
Autoria: Rafael Blank Leltzke


Título: As representações do crack de estudantes do ensino fundamental no município de Rio Grande-RS
Autoria: Raquel Coelho Valério 


Título: Frantz Fanon e os Movimentos Sociais: com os olhos voltados para o Haiti, mirando o processo pedagógico
Autoria: Renel Prospere


Título: As tecnologias digitais no cotidiano de professores da rede da educação básica de Pelotas-RS: limites e possibilidades
Autoria: Rogério Ramos Weymar 


Título: Os processos educativos no trabalho de coleta e separação de resíduos sólidos na cidade de Pelotas/RS
Autoria: Solaine Gotardo


Título: Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular
Autoria: Stephane da Silva


Título: Gestão, qualidade e premiação: o prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar numa escola pública municipal
Autoria: Susane Barreto Anadon


Título: Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras
Autoria: Thais Figueiredo Santos

Dissertações defendidas em 2010

Título:  Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
Autoria: Andressa Aita Ivo


Título:  Estudo sobre os usos de mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos de 5ª série.
Autoria: Arlete Amaral Corrêa


Título: Experiência Ficcional Virtual: uma manha para jogar e ensinar História
Autoria: Bruno Carvalho Vieira


Título: O papel da escola com a formação inicial do professor no momento de estágio: limites, desafios e perspectivas
Autoria: Candida Maria de Sousa Custódio


Título: Projeto Político Pedagógico em Ação : discutindo a emancipação de base freiriana - a voz de educandos do Colégio Municipal Pelotense
Autoria: Carlos Alberto Barz


Título: Da multisseriação à nucleação: a Escola Municipal Alfredo Dias de Cerrito/RS : décadas de 1980 a 1990
Autoria: Claudemir Pereira Madeira


Título: A evolução dos textos narrativos produzidos no contexto escolar
Autoria: Claudia Susana Dias Crespi de Campos


Título: A influência da oralidade na escrita das séries iniciais: uma análise a partir de erros ortográficos
Autoria: Daiani de Jesus Garcia


Título: Aspectos socioeconômicos e de (não)escolaridade dos moradores do Paredão e da Costa Bica (Piratini, RS)
Autoria: Darlene Rosa da Silva


Título: Anos Iniciais da Escolarização e Relações de Gênero: representações de docentes sobre gênero
Autoria: Diana Lusa


Título: A escola pública hoje: desafios e possibilidades de uma discussão/reflexão ancorada nas perspectivas teórico-metodológicas de Karl Marx e Paulo Freire e na experiência profissional de um educador
Autoria: Dirlei de Azambuja Pereira


Título: A exclusão escolar no PROEJA do IFSul Rio-Grandense: as representações dos estudantes evadidos.
Autoria: Dirnei Bonow


Título: O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
Autoria: Jorge da Cunha Dutra


Título: Relações entre interesses, interação social e aprendizagem na Educação a Distância: estudo de casos no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas
Autoria: Lia Cristiane Lima Hallwass


Título: O Patronato Agrícola Visconde da Graça em Pelotas/RS (1923-1934): gênese e práticas educativas
Autoria: Magda de Abreu Vicente


Título: Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
Autoria: Márcia Knabah Neumann


Título: Formação inicial de professores: um estudo de caso das práticas de ensino de egressos do curso normal
Autoria: Maxinilian da Rocha Gomes


Título: Professores que utilizam tecnologias em suas aulas: como expressam situações pedagógicas de suas práticas?
Autoria: Michele Schuster Borba


Título:  Trajetórias de formação e a construção dos saberes docentes : investigando tempos e espaços formadores a partir da experiência de formação inicial
Autoria: Nelda Alonso dos Santos


Título: Representação e objetivação da formação de professores na Escola de Ensino Médio Silva Gama no Município do Rio Grande
Autoria: Percila Silveira de Almeida


Título: A formação profissional e o currículo em redes de interesses: a reforma curricular das licenciaturas - em análise o Curso de Educação Física da UFPel.
Autoria: Roberta Pinto Issaurriaga


Título:  Representações da docência em romances de Érico Veríssimo: a personagem Clarissa.
Autoria: Roselusia Teresa de Morais Oliveira


Título: O escrever e o fotografar de quem aprende: currículo, experiência, artes visuais
Autoria: Sandra Corrêa Vieira


Título: A relação morfologia-ortografia: um estudo sobre as representações de alunos do ensino fundamental
Autoria: Taiçara Farias Canêz Duarte

Dissertações defendidas em 2009

Título: A reinvenção de uma professora de Língua Inglesa: lugares-memórias como reservatórios do imaginário
Autoria: Ana Paula Alba Wildt


Título: Ensinar Física a partir dos conhecimentos que os alunos explicitam: desafios e limites de uma prática pedagógica.
Autoria: Carla Maria Simões Sica


Título: Discutindo sobre concepções de aprendizagem: uma experiência significativa com um grupo de professoras.
Autoria: Carolina da Cruz Jorge


Título: Educacao e crise ambiental: o princípio responsabilidade como imperativo ético
Autoria: Claudia Battestin


Título: A linguagem da internet na escrita escolar de alunos adolescentes: um estudo de caso
Autoria: Danieli de Godoy da Silva


Título: La disciplina crítica de los saberes como espacio filosófico: una fundamentación a partir de Theodor Adorno
Autoria: Elbio Gerardo Silveira Ramos


Título: No meio do caminho: entre o discurso adolescente e a norma
Autoria: Fabiane Lopes Teixeira


Título: Discurso religioso e discurso escolar produzindo disciplina na escola: diálogos com saberes e práticas de professores
Autoria: Giovanna Pinto Gularte


Título: A Instrução Pública na República Rio-Grandense (1836-1845).
Autoria: Itamaragiba Chaves Xavier


Título: Foucault na educação: ferramentas analíticas para a práxis educacional hoje
Autoria: Kelin Valeirão


Título: O letramento como rede: uma experiência na educação infantil
Autoria: Maria Cristina Madeira


Título: Gestão Democrática da Educação na rede pública municipal de Pelotas: experiências de democracia participativa.
Autoria: Nailê Pinto Iunes


Título: Dilaceração: uma poética do aprender em arte.
Autoria: Raquel Andrade Ferreira


Título:  Trabalho e educação: os coletivos pedagógicos de Makarenko
Autoria: Reinaldo Luiz Xavier Tillmann


Título: Direitos Humanos na educação: um estudo em escolas da fronteira Brasil / Uruguai.
Autoria: Roseli Calvetti Souza


Título:  Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
Autoria: Rubya Mara Munhóz de Andrade


Título: A presença feminina na Faculdade de Direito de Pelotas - RS
Autoria: Valesca Brasil Costa


Título: O desenho infantil na prática pedagógica de professores de educação básica: das vivências às valorizações.
Autoria: Vander Jarabiza


Título: Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo.
Autoria: Vanessa Caldeira Leite


Título: O entorno da escola rural Astrogildo Pereira da Costa como constitutivo da construção curricular da escola.
Autoria: Véra Lucia Costa da Silveira


Título: Educação e Comunicação: a experiência de jovens no desenvolvimento de um programa de rádio.
Autoria: Viviani Rios Kwecko

Dissertações defendidas em 2008

Título: A profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940).
Autoria: Adriana Duarte Leon


Título: As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância.
Autoria: Adriane Pires Rodrigues


Título: Pelo sentido da vista: um olhar gay na escola
Autoria: Aline Ferraz da Silva


Título: Vivências e saberes de estudantes de Pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias.
Autoria: Aline Krause Lemke


Título: Futebol, memória e identidade operária: uma análise sobre a prática futebolística em Pelotas nas décadas de 1930 a 1960
Autoria: Aline Nunes da Cunha de Medeiros


Título: Conexões entre cultura popular e cultura acadêmica: recontextualização curricular na prática de pesquisa jurídica do curso de Direito da Anhanguera Educacional/Faculdade Atlântico Sul em Pelotas
Autoria: Ana Clara Correa Henning


Título: Uma face da industrialização pelotense na década de 1970: a gênese da Agência de Treinamento Eraldo Giacobbe, SENAI/Pelotas.
Autoria: Ana Cristina dos Santos Amaro da Silveira


Título: Ensino de leitura: o que diz um grupo de professores de espanhol da rede pública de Pelotas.
Autoria: Andrea Ualt Fonseca


Título: Reestruturação produtiva, formação e identidade: o projeto escola de fábrica e a construção identitária de jovens trabalhadores
Autoria: Barbara Regina Gonçalves Vaz


Título: Formação cultural, semiformação, indústria cultural: contribuições de Theodor W. Adorno para pensar a educação
Autoria: Belkis Souza Bandeira


Título: Jogo e educação infantil: contribuições da hermenêutica filosófica de Gadamer
Autoria: Carmen de Barros Riegel


Título:  A aprendizagem da ortografia e o uso de estratégias metacognitivas.
Autoria: Carolina Reis Monteiro


Título: Professores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re)visitado.
Autoria: Catia Simone Becker Vighi


Título: A Escola de Belas Artes de Pelotas: da fundação à federalização (1949-1972) uma contribuição para a história da educação em Pelotas
Autoria: Clarice Rego Magalhaes


Título: Currículo e educação de surdos.
Autoria: Daniele de Paula Formozo


Título: Espelho, espelho meu, eu sou bela?: estudando sobre jovens mulheres negras, discurso estético, mídia e identidade.
Autoria: Diony Maria Oliveira Soares


Título: Escrever, pintar palavras, desenhar pensamento: escrita como experiência de formação
Autoria: Fabricio Tavares Santos Silva


Título: Histórias e memórias da professora e autora de livros didáticos Nelly Cunha (1920-1999).
Autoria: Helenara Plaszewski Facin


Título: Mulheres em imagens sob os olhares de meninos e meninas: uma trama formada por artes visuais, educação e gênero.
Autoria: Igor Moraes Simoes


Título: Método da Abelhinha? em Pelotas : contribuições à História da Alfabetização (1965 a 2007)
Autoria: Janaina Soares Martins Lapuente


Título: Aspectos das diversas manifestações do projeto cívico-pedagógico de João Simões Lopes Neto
Autoria: Luis Artur Borges Pereira


Título: Imagens que balizaram o professor que gosta do que faz: trajetórias no ensino profissional.
Autoria: Luiz Kawall De Vasconcellos


Título: A exclusão escolar nos cursos técnicos do CEFET-RS (1980 - 2006).
Autoria: Manoel José Porto Junior


Título: Analisando possibilidades de construção da autonomia em curso de EAD: um estudo de caso.
Autoria: Marcia Hernandez Dias Koller


Título: Desafios no processo de constituição da Escola Oziel Alves Pereira Canguçu – RS: amarrando as pontas entre conhecimento e produção.
Autoria: Maria da Graca Souza


Título: Ser estudante sendo docente: por que os docentes se qualificam?
Autoria: Maria Laura Brenner De Moraes


Título: O Jornal Escolar: escrita e pensamento.
Autoria: Marilda Edna Vellar Auge


Título: Formação inicial de professores de Matemática: como se (des) articulam as disciplinas de formação pedagógica e as de formação específica?
Autoria: Paula Regina Gomes Xavier


Título:  O impacto das relações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente: um estudo de caso do CEFET-RS.
Autoria: Paulo Eduardo Grischke


Título: Aprendizagem e trabalho colaborativo na educação a distância
Autoria: Rafael Fonseca de Castro


Título: Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
Autoria: Sibelie Souto Valente


Título: Arando a terra, registrando a vida: os sentidos da escrita de diários na vida de dois agricultores
Autoria: Vania Grim Thies


Título: Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
Autoria: Vera Lúcia Gainssa Balinhas


Título: Uma dádiva da Bibliotheca Pública Pelotense aos seus leitores de um palmo e meio: a Seção Infantil Erico Verissimo (1945-1958)
Autoria: Vivian Anghinoni Cardoso Corrêa


Título: Práticas emancipatórias na escola pública
Autoria: Zuleyka Da Silva Duarte

Dissertações defendidas em 2007

Título: Reconhecimento e valorização dos saberes populares em uma sala de aula da EJA - Pelotas-RS.
Autoria: Amélia Teresinha Brum da Cunha


Título: O imaginário e os “meios-caminhos” na educação de professores leitores: o lido e o contado formando formadores.
Autoria: Ana da Rosa Bandeira


Título: O Estado Liberal de Direito e suas influências sobre o caráter educativo dos movimentos sociais: as ações do ANDES-SN frente à reforma da Previdência Social de 2003
Autoria: Ana Luiza Berg Barcellos


Título: Modos de endereçamento no currículo: construindo feminilidades e sexualidades no recreio escolar.
Autoria: Andréa Vieira Braga


Título: Momentos pedagógicos: aprendendo (n)a prática docente.
Autoria: Adriana Martins Santos


Título: A escola pública e Paulo Freire : o encontro (re)velado.
Autoria: Carla Simone Batista Rodrigues


Título: Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
Autoria: Claudete da Silva Lima Martins


Título: Escrita criativa em sala de aula do EJA: efeitos sobre a produção textual dos alunos.
Autoria: Cristiane dos Santos Azevedo


Título: O resgate histórico da função social da educação profissional brasileira, à luz do decreto 2.208/97: um estudo do perfil socioeconômico do aluno do CEFET-RS.
Autoria: Edelbert Kruger


Título: Mapeando a relação dialógica entre a comunidade e a escola: o caso do loteamento Dunas.
Autoria: Eliana Weber Rodrigues



Título: A "alma do negócio": aspectos da educação em Pelotas-RS na propaganda institucional 1875-1910.
Autoria: Helena de Araújo Neves


Título: Educação e constituição simbólica do sujeito: (escolas alternativas e a subversão do sujeito).
Autoria: José Roberto de Oliveira Feijó


Título: Sobre a fossilização e o papel da atenção no processo de aquisição de inglês como língua estrangeira (um estudo de caso).
Autoria: Ligia Beskow de Freitas


Título: A prática de professores do Ensino Médio em sala de aula.
Autoria: Luis Humberto Ferrari Loureiro


Título: Trajetórias escolares de alunos da zona rural: o caso da turma de 1ª série de 1982 da Escola Municipal Humberto Francisco Hettwer.
Autoria: Magda Raquel Glienke Benati


Título: Trabalho docente: a construção dos saberes profissionais de docentes da Rede Pública Estadual de Dom Pedrito - RS.
Autoria: Mare Zoé Machado Spat


Título: Estratégias para a preservação do germanismo (Deutschtum) : gênese e trajetória de um collegio teutobrasileiro urbano em Pelotas (1898-1942).
Autoria: Maria Angela Peter da Fonseca


Título: "Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades.
Autoria: Maria Raquel Rodrigues Vieira


Título: O Eu e o Outro na sala de aula ocultando e revelando máscaras
Autoria: Maristani Polidori Zamperetti


Título: Uma prática educacional que nasce na fábrica produz uma conscientização e um adestramento a partir de Paulo Freire.
Autoria: Maristel Carrilho da Rocha


Título: Alfabetização de alunos com histórico de multirrepetência escolar: análise de uma intervenção pedagógica.
Autoria: Michelle Reinaldo Protásio


Título: Expressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop : a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas.
Autoria: Nicola Caringi Lima



Título: O ensino feminino privado em Pelotas, RS, através dos anúncios de jornais (1875-1890).
Autoria: Patrícia Daniela Maciel


Título: O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: identidade e cultura escolar.
Autoria: Patrícia Weiduschadt


Título: Desafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do Curso de Enfermagem.
Autoria: Paula Trindade da Silva Selbach


Título: Subjetividade jurídica: pedagogia da adaptação e arte do encobrimento em uma racionalidade onde a dúvida é malefício
Autoria: Pedro Moacyr Pérez da Silveira


Título: O uso da tecnologia de informação e comunicação, no ensino, por professores universitários.
Autoria: Renata Oliveira Garcez


Título: Formação inicial de professores de Ciências Biológicas: análise de uma hipótese curricular.
Autoria:  Robledo Lima Gil


Título: Literatura e Cinema em sala de aula de Língua Portuguesa: - efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos.
Autoria: Silvana Teixeira Tillmann


Título: Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Meskó: possibilidades interativas de enraizamento social em uma escola rural do Iguatemi – Canguçu - RS
Autoria: Solania Beatriz Timm


Título: Difusão da perspectiva construtivista na FaE/UFPel nas (décadas de 80-90).
Autoria: Vera Luci Alves Savedra


Título: Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
Autoria: Viviane Chequini Manzello


Título:  Práticas emancipatórias na escola pública
Autoria: Zuleyka Da Silva Duarte

Dissertações defendidas em 2006

Título: Ginásio Santa Margarida: Um estudo sobre a gênese e a consolidação de uma Instituição Escolar Anglicana de Ensino na cidade de Pelotas
Autoria: Alessandro Carvalho Bica


Título: Uma experiência de educação colaborativa e continuada com jovens e adultos.
Autoria: Ana Maria Feijó Bório Xavier


Título: Relações comunicacionais: uma ferramenta de ensino na universidade?
Autoria: Anaerly Buenos Benites


Título: A construção da identidade de estudantes afro-brasileiros/as e suas experiências acadêmico-universitárias em cursos de licenciatura da UFPel.
Autoria: Catia Simone Ribeiro Barcellos


Título: Estratégias de leitura em sala de aula de língua estrangeira – Inglês.
Autoria: Claudia Pureza Duarte Boessio


Título: Filosofia educacional contemporânea do policial civil do Estado do Rio Grande do Sul: crítica da disciplina e dos aspectos ideológicos.
Autoria: Daltro Lucena  Ulguim 


Título: Metodologia de projetos: vivências, resoluções de problemas e colaboração na experiência educativa.
Autoria: Daniel Espírito Santo Garcia


Título: Era uma vez uma casa de abrigo: os significados e as marcas da instituição na vida das crianças.
Autoria: Debora Medeiros do Amaral


Título: Mãos regendo sons, formando vidas: o exercício da educação musical do professor e maestro Norberto Nogueira Soares em Pelotas (1940 – 1970).
Autoria: Jussanete da Costa Vargas


Título: A construção de um currículo por competências: o caso do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS.
Autoria: Leomar da Costa Eslabão


Título: Docência Leiga: História de Vida de Professoras Primárias (Pelotas, 1960-1980)
Autoria: Lisiane Sias Manke


Título:A Educação Física no Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Disputas e Conquistas.
Autoria: Márcia Rejane Vieira Guimarães


Título: Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia.
Autoria: Marco Antônio Adamoli


Título: Educação, cultura e cultura do ‘amém’: Diálogos do Ondjango com Freire em Ganda/Benguela /Angola
Autoria: Martinho Kavaya


Título: Mãos que falam da construção das identidades surdas na escola ouvinte.
Autoria: Marita Zorzolli Nebel


Título: A licenciatura de geografia como suporte para a emancipação dos professores: alunos no projeto de licenciatura: Jaguarão e região.
Autoria: Paulo Roberto Quintana Rodrigues


Título: Imaginários das mães-mulheres que se corporificam na dança da professora negra. 
Autoria: Raquel Moreira Silveira


Título: Investigação-ação numa experiência integradora de educação profissional para jovens e adultos em situação recorrente de escolarização
Autoria: Raul Teixeira de Mello Filho

Dissertações defendidas em 2005

Título:  Cenas do palco invisível: os matriciamentos que tecem a formação dos educadores da cena teatral das escolas pelotenses. 
Autoria: Acevesmoreno Flores Piegaz


Título:  Relação professor-aluno: interações na disciplina de algoritmos. 
Autoria: Adriana Bordini


Título:  Os alunos não são mais os mesmos. A escola também... pode não ser!: do pátio à calçada: construindo uma escola sem violência.
Autoria:  Alice Maria Souza Szezepanski


Título:Narrativas entrelaçadas: conversando sobre leituras e lembranças de escola com mulheres que se "encontram" em um salão de beleza de cultura afro.
Autoria:  Aline Lemos da Cunha Della Libera


Título: Pesquisa em sala de aula e a formação do professor-pesquisador: análise de um caso
Autoria: Ana Lúcia Silveira Teixeira


Título: Livro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943-1995).
Autoria: Antônio Maurício Medeiros Alves


Título: O Gaúcho, a Dominação Masculina e a Educação na Fronteira Sul-Riograndense: o Passado no Presente
Autoria: Berenice Lagos Guedes


Título: Pedagogia amordaçada: uma ruptura na rede da vida?
Autoria: Eliana da Fonseca Fernandes


Título: Divulgação e Utilização do Método Global de Contos no Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas, 1940-1970)
Autoria: Gilceane Caetano Porto


Título: Design, imaginário e cultura: memórias e re-apresentações do doce de Pelotas como aportes na formação do designer.
Autoria: Irapuã Pacheco Martins


Título: Professores e educação ambiental: uma relação produtiva. 
Autoria: Mara Rejane Vieira Osório


Título: Histórias de vida de professoras: analisando escritas autobiográficas de professoras em formação. 
Autoria: Márcia Berenice Pereira André


Título: A Educação durante o governo de Augusto Simões Lopes (1924-1928)
Autoria: Maria Augusta Martiarena de Oliveira


Título: Um estudo sobre a aquisição da ortografia nas séries iniciais.
Autoria: Marisa Carlota Rosa Guimarães


Título: Um discurso clandestino sobre sexo na escola
Autoria: Maristela Schein Kellermann


Título: Educação no cárcere: possibilidades e limites para a inclusão/libertação social do apenado: refletindo com o Presídio Regional de Pelotas. 
Autoria: Nilda Margarete Stanieski


Título: Ensino jurídico: avaliando a aprendizagem a partir de uma experiência de associação teoria/prática. 
Autoria: Rita de Araujo Neves

Translate »