Início do conteúdo
    Notícias
  • Teses defendidas em 2016

    Título: “Inclusão é uma utopia”: possibilidades e limites para a inclusão nos anos finais do ensino fundamental – intervenção e interpretação a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade Autoria: Adriane Cenci Título: Educação escolar brasileira: possibilidades e limites para uma formação de caráter omnilateral. Autoria: Alexandra Vanessa de Moura Baczinski Título: Gênero e Docência Masculina: […]

  • Dissertações defendidas em 2016

    Título: Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio Grande, RS: constituição e influências para o desenvolvimento do município (1955 a 1969). Autoria: Ademir Cavalheiro Caetano Título:  Formação de professores e perspectivas da formação pedagógica. Autoria: Aline Quandt Klug Título: O (in)sucesso escolar no Ensino Secundário na ilha do Sal – Cabo Verde. Autoria: Celia […]

  • Teses defendidas em 2015

    Título: Recontextualização do currículo do Curso de Enfermagem da UFPel: do texto à prática. Autoria: Afra Suelene de Souza Título: Um estudo sobre os erros ortográficos de alunos do ensino médio do IFSUL – Câmpus Pelotas Visconde da Graça (CaVG), à luz do Modelo de Redescrição Representacional (MRR) de Karmiloff-Smith (1994) Autoria: Cristiane Silveira dos Santos […]

  • Dissertações defendidas em 2015

    Título: Efeitos do PAR na configuração da gestão do sistema educacional de um município da Região da Campanha do RS: análise dos modos de regulação Autoria: Aisllan Augusto De Souza Título: Educação do campo e o letramento dos professores : na busca por uma educação como prática da liberdade – estudo de caso na Rede […]

  • Teses defendidas em 2014

    Título: Currículo e diferença: cartografia de um corpo travesti Autoria: Aline Ferraz da Silva Título: Sistema vocálico do português brasileiro: ortografia e fonologia na escrita infantil Autoria: Carolina Reis Monteiro Título: O potencial educativo do Princípio Responsabilidade para pensar a civilização tecnológica: uma proposta jonasiana. Autoria: Claudia Battestin Dupont Título: Paulo Freire e Milton Santos: […]

  • Dissertações defendidas em 2014

    Título: O uso de cartilhas no processo de alfabetização : um estudo a partir de cadernos de planejamento de uma professora (1983-2000) Autoria: Cicera Marcelina Vieira Título:  O brincar do ponto de vista das crianças: uma análise das dissertações e teses do Portal Capes (2007 a 2012) Autoria: Clara Medeiros Veiga Ramires Monteiro Título: Supervisão […]

  • Teses defendidas em 2013

    Título: Políticas educacionais e políticas de responsabilização: efeitos sobre o trabalho docente, currículo e gestão Autoria: Andressa Aita Ivo Título: Escrituras do Corpo Biográfico e suas contribuições para a Educação: um estudo a partir do Imaginário e da Memória Autoria: Andrisa Kemel Zanella Título: A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das […]

  • Dissertações defendidas em 2013

    Título: Políticas públicas para a educação profissional: um estudo do curso técnico em Administração da Rede e-Tec Brasil no CAVG. Autoria: Antonio Cardoso Oliveira Título: Profissão docente: a produção do discurso da possibilidade de valorização do professor por ele mesmo Autoria: Arthur Da Silva Katrein Título: Escritas autobiográficas: por entre imaginários e memórias: a busca das […]

  • Teses Defendidas em 2012

    Título: A seara das práticas pedagógicas inclusivas com tecnologias: com a palavra as professoras das salas de recursos multifuncionais Autoria: Claudete da Silva Lima Martins Título: Entre photos, graphias, imaginários e memórias: a (re) invenção do ser professor Autoria: Cláudia Mariza Mattos Brandão Título: Os movimentos de recontextualização da Política Compromisso Todos pela Educação na […]

  • Dissertações defendidas em 2012

    Título: As representações dos professores e estudantes sobre a Sociologia no Ensino Médio: investigando as comunidades virtuais do Orkut Autoria: Alexandra Garcia Mascarenhas  Título: Professores? Sim! Os saberes docentes e os professores da Educação Profissional Autoria: Aliana Anghinoni Cardoso Título: Produção teórica e teorização em educação a partir da ANPED Autoria: Alvaro Veiga Junior Título: […]

  • Teses Defendidas em 2011

    Título: As intimações do imaginário e a forma-ação do atorprofessor: cartas sobre a reeducação do sensível Autoria: Adriano Moraes de Oliveira  Título: A simbólica do espaço escolar: narrativas topoanalíticas Autoria: Alexandre Vergínio Assunção Título: Tornar-se professor de psicologia: encontros com o outro Autoria: Algaides de Marco Rodrigues  Título: Representações de gênero de docentes do Instituto […]

  • Dissertações defendidas em 2011

    Título:O Baú dos Meus Guardados: Imaginários e lembranças das primeiras vivências escolares Autoria: Annanda Diléia Jablonski Título: Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação à Matemática: as implicações da/na formação Autoria: Ana Carolina Nogueira Oliveira Título: Subjetividade e redes sociais na internet : as relações entre estudantes e professores no contemporâneo Autoria: Ana […]

  • Teses defendidas em 2010

    Título: As segmentações não-convencionais da escrita inicial: uma discussão sobre o ritmo linguístico do português brasileiro e europeu Autoria: Ana Paula Nobre da Cunha Título: História da educação no Rio Grande do Sul, maçonaria e igreja anglicana: algumas imbricações, contradições e paradoxos (1901/1970) Autoria: Berenice Lagos Guedes Título: Práticas docentes com o ensino da língua […]

  • Dissertações defendidas em 2010

    Título:  Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) Autoria: Andressa Aita Ivo Título:  Estudo sobre os usos de mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos de 5ª série. Autoria: Arlete Amaral Corrêa Título: Experiência Ficcional Virtual: uma manha […]

  • Teses defendidas em 2009

    Título: Docência em artes visuais: continuidades e descontinuidades na (re) construção da trajetória profissional Autoria: Carmen Lúcia Abadie Biasoli Título: Ensaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológica Autoria: Deonir Luis Kurek Título: Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu […]

Translate »