Início do conteúdo
    Notícias
  • Atenção estudantes do PPGE – sobre a comprovação de vacinação

    De acordo com a PORTARIA Nº 2006, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2021 o passaporte vacinal será obrigatório para circulação nas dependências da UFPEL a partir de fevereiro de 2022. Para saber mais leia aqui: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2021/12/07/passaporte-vacinal-sera-necessario-na-ufpel/   Como cadastrar o Passaporte, leia aqui o Guia Rápido:https://wp.ufpel.edu.br/nuped/files/2021/09/comprovante-de-vacinacao.pdf   Sobre o Conecte SUS: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/conecte-sus

  • Teses defendidas em 2021

    Título: Formação humana e mediação imperfeita: uma filosofia da educação em Paul Ricoeur. Autoria: ADRIANE DA SILVA MACHADO MOBBS Título: Professores(as) de Licenciaturas: a condição de sua profissionalidade docente Autoria: ALINE QUANDT KLUG Título: Narrativas dos surdos idosos: subjetividade e vínculos culturais Autoria: ANA LUIZA PAGANELLI CALDAS Título: As repercussões da performatividade no trabalho docente […]

  • Dissertações defendidas em 2021

    Título: Kamarád: rastros sobre infâncias e escrita de pesquisa Autoria: BRUNA BORGES RODRIGUES Título: Docência Negra na Educação Infantil: consciência política, fazer pedagógico e práxis Autoria: CAROLINA BARCELOS DUARTE Título: Práticas Docentes em uma Escola Bilíngue para Surdos em Contexto da Pandemia Covid-19 Autoria: DILETA PERES DA SILVA Título: A percepção de professores sobre os […]

  • Teses defendidas em 2020

    Título: Educação em direitos e defensoria pública: ausências e emergências no cotidiano de atendimento dos casos de família prestado às mulheres nas cidades de Santa Vitória do Palmar/RS e Manaus/AM Autoria: Arion Escorsin de Godoy Título: Conhecimentos linguísticos na Educação Infantil: as atividades de sensibilização fonológica como contributo para aquisição do Sistema Notacional Alfabético. Autoria: […]

  • Dissertações defendidas em 2020

    Título: Patriarcado, cultura visual e formação docente: reflexões e narrativas de professoras de Artes Visuais. Autoria: ALESSANDRA GURGEL PONTES Título: Professoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente. Autoria: ANA PAULA GOULART BONAT Título: Escolas multisseriadas na região arrozeira de São Lourenço do Sul/RS (décadas de 1970-1990). […]

  • EDITAL TAC CARREFOUR – MESTRADO

    Clique nos links abaixo para verificar o edital e os documentos necessários para a inscrição. Edital de Seleção Anexo I – Formulário de Inscrição Anexo II – Declaração de Etnia Anexo III – Declaração de Vulnerabilidade   Lista de inscrições homologadas

  • Resultado do Edital Interno – Prêmio CAPES de Tese – Edição 2024

    A Comissão de Avaliação para Indicação ao Prêmio Capes de Tese do PPGE-UFPel, em conformidade com o EDITAL No 04/2024 – PRÊMIO CAPES DE TESE – EDIÇÃO 2024 (Edital_04_2024), torna público que a tese selecionada foi a de Daniel da Silva Costa, Plano Educacional Individualizado e tecnologia: contribuições na práxis educacional para a inclusão de alunos […]

  • Teses defendidas em 2019

    Título: Cartas de Libertad em uma primavera rota. Autoria: Ariel Salvador Roja Fagúndez  Título: Quem é o cientista?: do estatuto científico da linguística teórica e da linguística aplicada.  Autoria: Bianca Alves Lehmann Título: Os bebês, as crianças bem pequenas e a natureza na educação infantil: achadouros contemporâneos.  Autoria: Carolina Machado Castelli Título: Invenção e criação: […]

  • Dissertações defendidas em 2019

    Título: Modos de subjetivação em funcionamento nos discursos curriculares de escolas de surdos: o cidadão de direitos, o indivíduo não incapacitado e o sujeito-aluno Autoria: Ana Gabriela da Silva Vieira  Título: O Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio […]

  • PPGE

    O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel oferece, atualmente, os Curso de Mestrado e Doutorado. O Curso de Mestrado foi criado em 1994, a partir de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua criação foi a consolidação de uma expressiva trajetória […]

  • Teses defendidas em 2018

    Título: As licenciaturas interdisciplinares no cenário nacional: implantação e processo  Autoria: Aline Souza da Luz Título: Conhecimentos do contexto e estratégias autorregulatórias mobilizadas na resolução de problemas de Matemática por estudantes de uma escola agrícola.  Autoria: Amanda Pranke Título: Imagens embriagadas: a cruzada das crianças – Barbárie e reencantamento do mundo.  Autoria: Angelita Soares Ribeiro […]

  • Dissertações defendidas em 2018

    Título: O conceito de perfectibilidade na Pedagogia de Jean-Jacques Rousseau. Autoria: Ana Lucia Koga Título: Comunicação de alunos com Transtorno do Espectro Autista: uma intervenção ancorada na autorregulação da aprendizagem. Autoria: Andreia Texeira Leão Título: As relações de gênero nas experiências das professoras de Língua Portuguesa. Autoria: Ani Camila Barcellos Pereira Título: Licenciatura em Letras […]

  • Teses defendidas em 2017

    Título: A Comunicação Pedagógica nos Cursos do PROEJA do IFSUL – Campus Pelotas: a produção dos processos de aprendizagem de estudantes jovens e adultos trabalhadores da construção civil. Autoria: Beatriz Helena Siqueira Katrein Título: A formação pedagógica dos professores iniciantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense: intencionalidade, necessidade, ou desinteresse. Autoria: Carolina Mendonça Fernandes de Barros Título: […]

  • Dissertações defendidas em 2017

    Título: A Educação Simbólica na Cantoria de Santinho em Povo Novo/RS: a musicalidade e a noite regendo o rito. Autoria: Alexandre da Silva Borges Título: Feminização do magistério no ensino secundário do Colégio Municipal Pelotense (1940-1960). Autoria: Bruna de Farias Xavier Título: Educação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. […]

Translate »