NULAB reúne informações sobre os laboratórios da UFPel

Um verdadeiro mapa dos cerca de 500 laboratórios da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem sendo construído por meio do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Geral de Laboratórios (NULAB). Originado com a proposta de concentrar as mais variadas informações sobre esses espaços, o Núcleo está realizando visitas para coletar dados e conhecer melhor cada atividade realizada nesses locais. A intenção é fazer um diagnóstico completo – que já está sendo, aos poucos, disponibilizado no portal da Universidade.

O cadastro servirá de base para ações integradas entre cursos e Unidades e as Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), Gestão de Pessoas (PROGEP), Graduação (PRG) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). O diagnóstico dos espaços deverá proporcionar uma otimização de recursos e profissionais. Projeta-se que possam ser realizados investimentos, por exemplo, em locais que atendem maior número de alunos e cursos ou que possuem mais necessidades. Além disso, permitirá identificar uma distribuição mais adequada de técnicos e também de equipamentos porventura doados à Universidade. Oportunizará, ainda, uma integração maior com a Coordenação de Gestão Ambiental, para qualificar a gestão de resíduos laboratoriais. “É um trabalho básico que vai alimentar várias frentes de trabalho”, observou a vice-reitora, Denise Gigante, a quem o NULAB é diretamente ligado.

Conforme a responsável pelo Núcleo, Isabel de Oliveira, um comitê assessor do NULAB deverá ser criado, com a intenção de reunir professores e pesquisadores que possam contribuir na definição de ações após o diagnóstico completo.

A base para o começo dos trabalhos foram as informações coletadas via Formulário Institucional de Autoavaliação de Cursos (FIAC) – que, no entanto, engloba apenas laboratórios de ensino. O registro do NULAB ampliará o escopo também para espaços utilizados para pesquisa ou outras ações.

Até o momento, 70 locais já foram visitados pela equipe do NULAB, perfazendo um total de 14% dos laboratórios da Universidade. Para mais informações sobre a ação, o contato pode ser feito pelo e-mail nulabufpel@gmail.com.

A página do NULAB, com as informações já coletadas até agora, pode ser acessada aqui.

Publicado em 08/06/2016, nas categorias Destaques, Notícias.