Início do conteúdo

Servidores participam de capacitação com cinema

Sala escura, poltronas confortáveis, grande tela. Luz, câmera, ação. É nesse cenário que servidores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) têm tido a oportunidade de se qualificarem. Com a ação “Ciclo de Cinema: Capacitando Servidores pela Sétima Arte”, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) já promoveu duas exibições de filmes relacionados à temática do trabalho, seguidos de debate. Outras três sessões estão previstas para o decorrer do ano. A próxima será no dia 29 de junho e as inscrições abrirão em breve.

Promover capacitações por meio do cinema possibilita, segundo a organização, resgatar questões subjetivas e reflexões acerca do fazer cotidiano de cada servidor. Nos debates, são trazidos relatos de experiências, vivências e conjecturas, que proporcionam o pensar sobre o trabalho, em seus mais variados aspectos. Por exemplo, o primeiro filme, “O Diabo Veste Prada”, suscitou debates acerca do início da carreira e o comportamento perante situações difíceis no ambiente de trabalho.

No segundo, “Amor sem Escalas”, o debate girou em torno da gestão da vida pessoal e profissional, e, dentro das várias nuances apontadas pelos participantes, as questões de demitir, ser demitido e “se autodemitir”, no trabalho e nas relações. Além disso, os participantes também comentaram sobre normatização, relacionamento com os colegas, o trabalho como parte de um ser humano integral e a sistematização cotidiana na maneira de trabalhar.

Inscreva-se
A próxima exibição será no dia 29 de junho, com o filme “Histórias Cruzadas”. A película se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

As inscrições serão abertas aproximadamente 15 dias antes da sessão. A atividade ocorre das 14h às 17h, no Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447).

Publicado em 08/06/2016, nas categorias Destaques, Notícias.