Shadow

Acadêmicos participam da maior Conferência Internacional de Ciências Forenses da América Latina

Um grupo do curso de Química Forense da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marcou presença na interFORENSICS, conferência realizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses e pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, considerada a maior da América Latina. O encontro reuniu diversos profissionais, como peritos criminais, médicos-legistas, demais policiais civis e federais, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, pesquisadores e estudantes de 30 países nas diversas áreas temáticas das Ciências Forenses. A interFORENSICS foi realizada nos dias 23 a 25 de maio, em Brasília, no Distrito Federal.

Nesse evento científico, a professora Clarissa Marques Moreira dos Santos, docente do curso de Química Forense, e alunos do curso participaram apresentando trabalhos na forma de pôsteres e apresentação oral.

Um dos trabalhos foi convidado para apresentação oral na área de Química Forense e Toxicologia. Dos 250 trabalhos selecionados, somente quatro foram selecionados para apresentação oral nessa temática. O trabalho da UFPel foi apresentado pela estudante Gabriela Tolfo Guerra, do curso de Química Forense, sob orientação da professora Clarissa e com colaboração do grupo de pesquisa do professor Claudio Martin Pereira de Pereira e do papiloscopista Gabriel Urtiaga, da Polícia Federal de Porto Alegre.

Os demais trabalhos apresentados na forma de pôsteres foram pelos alunos Lucas M. Berneira, Kathleen T. Winkel, Nathália P. Moura e Thalia C. L. Soares, com colaboração do perito Alexandre Machado, lotado na Perícia da Delegacia Regional da Polícia de Pelotas.

De acordo com a professora Clarissa, a participação dos alunos no evento foi de extrema importância por ser uma excelente oportunidade para obter conhecimento e debater temáticas de interesse nas Ciências Forenses. Segundo a docente, o encontro também deu visibilidade à UFPel no cenário das Ciências Forenses e áreas periciais do país e do exterior por meio das pesquisas apresentadas.

Fonte: CCS / UFPel