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Dissertações Defendidas

Dissertações defendidas em 2021

Título: Kamarád: rastros sobre infâncias e escrita de pesquisa
Autoria: BRUNA BORGES RODRIGUES


Título: Docência Negra na Educação Infantil: consciência política, fazer pedagógico e práxis
Autoria: CAROLINA BARCELOS DUARTE


Título: Práticas Docentes em uma Escola Bilíngue para Surdos em Contexto da Pandemia Covid-19
Autoria: DILETA PERES DA SILVA


Título: A percepção de professores sobre os desafios e possibilidades de implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo
Autoria: GABRIELLE LENZ DA SILVA


Título: A EXCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR E A DESIGUALDADE SOCIAL BRASILEIRA: O INGRESSO E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPEL
Autoria: GIOVANNA ALLEGRETTI


Título: Juventude(s) que ousa(m) lutar: a luta do movimento estudantil secundarista e o processo de consciência política
Autoria: JULIA ROCHA CLASEN


Título: O Rito da Confirmação Luterana e o Processo Escolar dos Pomeranos na Serra dos Tapes – RS (1938-1971).
Autoria: KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG


Título: Visualidades em práticas pedagógicas: discutindo os processos de leitura e compreensão crítica de imagens na formação docente em Artes Visuais
Autoria: LAURA SACCO DOS ANJOS TORRES


Título: As contribuições da educação musical para a inclusão de estudantes com autismo no contexto escolar: uma revisão integrativa.
Autoria: LUANA MEDINA DE BARROS


Título: A RAZÃO CORDIAL: UMA ALTERNATIVA FRENTE AO FENÔMENO DOS CURSOS LIVRES ONLINE EM EDUCAÇÃO
Autoria: LUCIA INES UGOSKI VOLCAN ZOLIN


Título: A (re)significação da formação inicial em Dança por professores(as)-acadêmicos(as): que movimento é esse?
Autoria: REBECA PEREIRA SAN MARTINS


Título: ESTUDANTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA: NARRATIVAS E GOVERNO DE SI
Autoria: STEFANI DA SILVA KORB


Título: OS REGISTROS DE LINGUAGEM ESCRITA PRESENTES NOS CADERNOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE 1975 A 2017.
Autoria: TRACY KEMINE KOSCHIER SUCHARD

Dissertações defendidas em 2020

Título: Patriarcado, cultura visual e formação docente: reflexões e narrativas de professoras de Artes Visuais.
Autoria: ALESSANDRA GURGEL PONTES


Título: Professoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente.
Autoria: ANA PAULA GOULART BONAT


Título: Escolas multisseriadas na região arrozeira de São Lourenço do Sul/RS (décadas de 1970-1990).
Autoria: ANGELITA VARGAS KOLMAR


Título: Práticas renovadas em educação: da compreensão à expressão musical através do ensino do piano.
Autoria: CLARICE FRANCO DE SOUZA


Título: A proposta de ensino do Catecismo Menor nas Escolas Paroquiais do Sínodo de Missouri no Brasil a partir da Revista Igreja Luterana (1940-1954).
Autoria: CLOVIS RENATO LEITZKE BLANK


Título: Formação e desenvolvimento profissional a partir da prática docente: perspectivas das professoras de educação básica.
Autoria: DANIELA LUCENA PEREIRA PENEDO


Título: Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
Autoria: DANIELA RICARTE TEIXEIRA POLLEZI DO AMARAL


Título: “Devagarinho, eu vou conseguindo…”: trajetórias escolares de mulheres em uma escola pública de Pelotas/RS.
Autoria: ISABELA DOS SANTOS KRONING


Título: As experiências de mulheres para pensar caminhos de uma gastronomia de(s)colonial
Autoria: JAMILE WAYNE FERREIRA


Título: Disciplina de sociologia e cidadania: com a palavra, os surdos.
Autoria: JEAN MICHEL CARRETT FARIAS


Título: Precarização do trabalho docente : a contratualização de professoras e professores temporários na rede pública municipal de Pelotas/RS.
Autoria: JOAO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA


Título: Formação de qualidade e aperfeiçoamento na relação do professor com o aluno da Escola Missionária São Paulo em Lobito-Benguela/Angola: diálogos com Jean-Jacques Rousseau.
Autoria: JOSE SALIQUEVA


Título: A mediação da leitura literária e o uso do livro como recursos terapêuticos na hospitalização infantil.
Autoria: MANUELLA RASCH SARAIVA


Título: A Leitura Literária no Curso de Pedagogia Noturno da UFPel: o que dizem as Estagiárias?
Autoria: MICHELE TELLES BAPTISTA


Título: Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo.
Autoria: JULIANA DOS SANTOS MARTINS


Título: Olhares sobre a proposta pedagógica de Tempo Integral: vivências e práticas de uma turma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pepita de Leão.
Autoria: LETICIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL


Título: Conhecimentos e experiências docentes construídos na formação inicial: o que revelam os registros reflexivos de estagiárias dos anos iniciais?
Autoria: LUIZA KERSTNER SOUTO


Título: A interiorização da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: um estudo de caso do Campus de São Lourenço do Sul.
Autoria: LUCIANA DE SOUZA VARGAS


Título: Comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: possíveis efeitos de uma intervenção mediada por pares.
Autoria: RENATA OLIVEIRA CRESPO


Título: Interculturalidade, Currículo e Constituição de Sujeitos Outros: sobre a presença e permanência de fronteiriços uruguaios nas escolas de Jaguarão/RS.
Autoria: RENAN CARDOZO GOMES DA SILVA


Título: Docências negras no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Pelotas.
Autoria: TAINA MELO SILVEIRA


Título: O professor no curso de Tecnologia em Design de Moda: o conhecimento específico e a formação pedagógica para o exercício da docência.
Autoria: TAISE ROZA GARCIA


Título: Mulheres no PEPEU: o poder interruptor da Educação Musical Feminista.
Autoria: TAMIE PAGES CAMARGO


Título: OQUIMBALAUE: Negra sim! Negra sou! Escrita, teatro, resistência e educação.
Autoria: THALITA FERREIRA MOREIRA

Dissertações defendidas em 2019

Título: Modos de subjetivação em funcionamento nos discursos curriculares de escolas de surdos: o cidadão de direitos, o indivíduo não incapacitado e o sujeito-aluno
Autoria: Ana Gabriela da Silva Vieira 


Título: O Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio Grande do Sul (1917-1933).
Autoria: André Rodrigues da Silva


Título: Pedagogia batuqueira: comida, religião e educação.
Autoria: André Eduardo Ribeiro da  Fonseca


Título: Experiências estéticas na educação infantil: práticas pedagógicas desenhadas pela arte.
Autoria: Andreia Haudt da Silva


Título: Divisão sexual do trabalho no campo: autonomia, emancipação e empoderamento, uma experiência de Educação Popular no RS.
Autoria:  Carla Negretto


Título: Donde musica hubiere, cosa mala no existiere: uma collage do Concerto Vox Chorum do Coral UFPel.
Autoria: Carlos Alberto Oliveira da Silva 


Título: A Participação Feminina no Sindicato de Trabalhadoras/es em Educação: uma análise acerca do 24º Núcleo do CPERS/SINDICATO.
Autoria: Carmen Beatriz Lübke Ücker


Título: A formação das identidades sexuais e de gênero: experiências de estudantes gays no espaço escolar.
Autoria: Diego Viana Borges


Título: Cartilhas em língua alemã produzidas pelos sínodos luteranos no Rio Grande do Sul: usos e memórias (1923-1945).
Autoria: Elias Kruger Albrecht


Título: A gestão escolar como elemento de qualidade da educação pública: limites e possibilidades.
Autoria: Fernanda Arndt Mesenburg


Título: O ensino de artes visuais na escola: desafios e ideais docentes.
Autoria: Flavia Demke Rossi


Título: Construções de identidades de gênero, raça e classe em livros didáticos de História do Ensino Médio.
Autoria: Inacio Ribeiro Oliveira


Título: Trabalho, saúde e gênero das professoras de Educação Infantil da Região Sul do Rio Grande do Sul.
Autoria: Janaina Barela Meireles


Título: Professores(as) de História e subjetividades: a invenção de docentes em narrativas de egressos(as).
Autoria: Jeferson Barbosa Costa


Título: Do artesanal ao digital : uma genealogia dos meios de produção e reprodução de folhinhas de atividades em cadernos de alunos.
Autoria: Joseane Cruz Monks


Título: Formação entre pares: processos e práticas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas.
Autoria: Josiane Jarline Jager


Título: Recontextualização do Direito de Família em Curso de Graduação do Sul do país: um estudo de caso imagético – contribuições para o Currículo e o Ensino Jurídico.
Autoria: Juliano da Rosa Passos 


Título: Políticas globais para a educação infantil: análise da regulamentação e efetividade das políticas para crianças de zero a três anos no município de Pelotas/RS.
Autoria: Leila Duarte Reis


Título: A epistemologia instrumentalista de John Dewey e sua aplicabilidade na Escola experimental da Universidade de Chicago.
Autoria: Leonor Gularte Soler


Título: Encontro sobre o Poder Escolar como formação de professores: compreensões a partir de suas idealizadoras.
Autoria: Nitiane Bitencourt da Silva


Título: A integração da comunicação alternativa e ampliada através do protocolo Picture Exchange Communication System PECS® no aumento da frequência de mandos em um aluno com transtorno do espectro autista.
Autoria: Simone Rosa da Silva


Título: Obra-Aula: processos, procedimentos e criação de uma docência passarinhar.
Autoria: Thiago Heinemann Rodeghiero

Dissertações defendidas em 2018

Título: O conceito de perfectibilidade na Pedagogia de Jean-Jacques Rousseau.
Autoria: Ana Lucia Koga


Título: Comunicação de alunos com Transtorno do Espectro Autista: uma intervenção ancorada na autorregulação da aprendizagem.
Autoria: Andreia Texeira Leão


Título: As relações de gênero nas experiências das professoras de Língua Portuguesa.
Autoria: Ani Camila Barcellos Pereira


Título: Licenciatura em Letras Línguas Adicionais Inglês e Espanhol: recontextualização das políticas curriculares de formação de professores
Autoria: Daniela Oliveira Lopes


Título: Professores formadores: discursos que produzem o currículo e a conduta docente.
Autoria: Daiane Secco


Título: Aplicativos educacionais no ensino da matemática: potencialidades de uso em concepções e práticas docentes
Autoria: Daiane Leal Da Conceição


Título: Leitura deleite e formação docente: o saber pelo prazer
Autoria: Ellem Rudijane Moraes de Borba


Título: O processo de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci: política, cultura e trabalho
Autoria: Evandro Santos Duarte


Título: É pela arte toda, pela história de vida: as representações da música nas Vivências Griô, da Mestra Sirley Amaro.
Autoria: Felipe da Silva Martins


Título: Professores e a utilização das tecnologias digitais interativas: perspectivas para a sala de aula
Autoria: Gabriel Souza Germann da Silva


Título: Cartografias do limiar: processos de formação de um arquiteto e urbanista errante.
Autoria: Gustavo de Oliveira Nunes


Título: Marcas (auto) formadoras e interlocuções com as personagens do teatro na Constituição da artista-professora que sou: reflexões à formação
Autoria: Francine Furtado Vieira Mohammed


Título: A tutoria na Educação a Distância: olhares sobre o tutor presencial de um curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância
Autoria: Juliana Lubke Castro


Título: Relatos e reflexões de uma alfabetizadora sobre sua prática: trabalho colaborativo e heterogeneidade
Autoria: Juliana Mendes Oliveira


Título: Estágio Curricular Supervisionado na ótica de egressos de um curso de licenciatura em Educação Física.
Autoria: Lucas de Freitas da Silva


Título: Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma intervenção no contexto escolar
Autoria: Mariana Campos Pinho


Título: Identidade e formação de docentes universitários: reflexões acerca das visões de professores bacharéis
Autoria: Michel Hallal Marques


Título: Oficina de diversidade: problematizando as relações de gênero na escola.
Autoria: Patricia Luiza Gonçalves Trindade


Título: Dos bosques encantados para o mundo contemporâneo: a permanência dos contos de fadas entre os jovens leitores.
Autoria: Paulo Ailton Ferreira da Rosa Junior


Título: Reflexões sobre os registros de uma experiência com detentos: epifanias do vivido.
Autoria: Seila Marisa Da Cunha Islabão


Título: Memórias das práticas escolares de educação física no curso de magistério do Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas/RS, década de 1970)
Autoria: Tania Nair Alvares Teixeira


Título: Tramando sonhos: infâncias e representações.
Autoria: Tatiani Muller Kohls


Título: Educação inclusiva : as perspectivas das estagiárias de pedagogia sobre a sua formação
Autoria: Thaiany Davila Rosa


Título: As concepções dos professores de ciências biológicas: relações entre a formação pedagógica e científica.
Autoria: Thomaz Klug Brum


Título: Base Nacional Comum Curricular: uma análise crítica do texto da política.
Autoria: Vanessa Silva da Silva


Título: Histórias de vida de mulheres idosas: um novo espaço de aprendizagem – UNATI/UFPel.
Autoria: Vanise Regina Bitencourt Valiente

Dissertações defendidas em 2017

Título: A Educação Simbólica na Cantoria de Santinho em Povo Novo/RS: a musicalidade e a noite regendo o rito.
Autoria: Alexandre da Silva Borges


Título: Feminização do magistério no ensino secundário do Colégio Municipal Pelotense (1940-1960).
Autoria: Bruna de Farias Xavier


Título: Educação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo.
Autoria: Calleb Rangel de Oliveira


Título: Políticas curriculares no ensino médio e suas implicações no trabalho dos professores: o caso da Escola Estadual Bom Conselho, Silveira Martins – RS.
Autoria: Carmen Damaris da Silva


Título: “Quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro”: a auto-organização das mulheres e a Educação Popular na construção da Pedagogia Feminista no curso Desafio Pré-Vestibular/RS.
Autoria: Daniele Rehling Lopes


Título: O “artesanato de si” de mulheres assentadas do MST: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular.
Autoria: Eliane Godinho


Título: Rousseau: a educação da mulher e sua formação cívica.
Autoria: Katia Aparecida Poluca Proença


Título: O período preparatório da alfabetização em cadernos escolares de alunos.
Autoria: Larissa Lima Nascimento Costa


Título: Formação Omnilateral e os desafios para o Ensino Médio de Nível Técnico no Mundo Atual: limites e possibilidades da omnilateralidade no IFSUL.
Autoria: Lucaires Czermainski Gonçalves


Título: Docência autônoma: desafios para o exercício da autonomia docente em uma perspectiva freiriana no estado capitalista – estudo de caso em uma escola da rede municipal de Pelotas.
Autoria: Maria Veronica Roldan Pinto


Título: Práticas de disciplinamento e escolarização: registros fotográficos no contexto surdo.
Autoria: Nathielle Francos da Silva


Título: A Escola Garibaldi e o professor José Rodeghiero na Colônia Maciel – Pelotas/ RS (1928 – 1950): grupo local e etnia.
Autoria: Renata Briao de Castro


Título: A constituição da educação bilíngue em uma prática na bidocência e o desenvolvimento profissional docente.
Autoria: Rubia Denise Islabão Aires


Título: Modos de Gestão e Processo de Trabalho Docente na Educação Infantil da Região Sul do Rio Grande do Sul.
Autoria: Sandra Maria Orben


Título: “Uma dica pra ti… quando a sora fizer brincadeiras tu não vai só brincar… tu vai aprender brincando…”: um estudo sobre o lúdico em roteiros de leitura a partir da prática pedagógica com crianças e professora
Autoria: Silvia Nilceia Gonçalves


Título: O Facebook nas práticas educativas contemporâneas: interações de alunos e professores no Ensino Médio.
Autoria: Valdirene Hessler Bredow

Dissertações defendidas em 2016

Título: Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio Grande, RS: constituição e influências para o desenvolvimento do município (1955 a 1969).
Autoria: Ademir Cavalheiro Caetano


Título:  Formação de professores e perspectivas da formação pedagógica.
Autoria: Aline Quandt Klug


Título: O (in)sucesso escolar no Ensino Secundário na ilha do Sal – Cabo Verde.
Autoria: Celia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda


Título: Publicitário ou professor? Observando a docência desenvolvida em sala de aula.
Autoria: Claudia Herter Centeno Neves


Título: Prática Pedagógica do Tutor-professor a Distância na EaD: um estudo no contexto da Licenciatura em Educação do Campo.
Autoria: Daiani Santos Da Silva


Título: A educação da mulher no pensamento rousseauniano: uma hermenêutica para além da formação do homem.
Autoria: Danielli Pereira Rosado


Título: Contribuições do Pibid: autorregulação da aprendizagem e formação autônoma em foco.
Autoria: Elenice Botelho Antunes


Título: Características de uma Escola do Campo de Ensino Fundamental do sul do RS, bem sucedida, delineadas à luz da Teoria da Atividade.
Autoria: Jacqueline Moreira Dieckmann


Título: O ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental e a educação do campo: estudo de caso no município de Canguçu/RS.
Autoria: Jessica Moara da Cunha Tessmann


Título: Contribuições da Educação Estética para a Formação Humana.
Autoria: Jordana da Silva Correa


Título: Subjetivações em meio à vida universitária: aprender inventivo num tempo de escrileituras.
Autoria: Lisandra Berni Osorio


Título: Práticas de leitura literária em uma escola no campo no município de Canguçu/RS.
Autoria: Lucas Gonçalves Soares


Título: Contribuições de disciplinas de gênero e sexualidades na formação docente inicial e continuada no enfrentamento da homofobia na escola.
Autoria: Luciano Pereira dos Santos


Título: Materialização do Ensino Médio Politécnico em uma Escola Pública do Rio Grande do Sul.
Autoria: Maria do Carmo Lopez Balado


Título: A formação de conceitos no ensino de ciências naturais na educação infantil de uma escola do campo.
Autoria: Mogar Damasceno Miranda


Título: As políticas de Ações Afirmativas: um estudo sobre a reserva de vagas e o direito à educação em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Autoria: Priscila de Pinho Valente


Título: Violência escolar : a produção de inquietude na escola
Autoria: Rafael Marrero Brignol


Título: A Imagem Arquetípica do Mestre-Aprendiz em Cartas (Escritas) aos Professores que produziram Marcas: uma leitura junguiana à Educação.
Autoria: Rose Mary Kerr de Barros


Título: Formação continuada de docentes da educação profissional: entendendo processos.
Autoria: Sandra da Silva Machado

Dissertações defendidas em 2015

Título: Efeitos do PAR na configuração da gestão do sistema educacional de um município da Região da Campanha do RS: análise dos modos de regulação
Autoria: Aisllan Augusto De Souza


Título: Educação do campo e o letramento dos professores : na busca por uma educação como prática da liberdade – estudo de caso na Rede de Ensino Municipal de Pelotas
Autoria: Andrea Wahlbrink Padilha Da Silva


Título: A Educação Popular na escola pública : das situações-limite ao inédito viável.
Autoria: Ana Paula Grellert


Título: Uma missão educativa metodista: o Instituto Porto Alegre – Departamento de Jaguarão 1942-1952.
Autoria: Anna Beatriz Ereias Ensslin


Título:  “Agora quando eu olho pra ele, ele sorri pra mim, porque a gente começou a ser amigo”: o que fazem juntos bebês e crianças mais velhas em uma escola de Educação Infantil.
Autoria: Carolina Machado Castelli


Título: Hip Hop pelotense: saberes educativos desafiando a opressão
Autoria: Carlos Alberto Jardim Cogoy


Título: Colégio Elementar Félix da Cunha (1913-1934) : aspectos da cultura escolar
Autoria: Carmen Beatriz Pereira Leal


Título: O Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas – IHGPEL : um estudo sobre origem, constituição e administração de um lugar de memória
Autoria: Cheli Nunes Meira


Título: Educação e moralidade : autoridade e sedução na obra Emílio ou da Educação
Autoria: Clea Lucia Gonçalves da Silva


Título: Políticas Públicas de Educação Infantil no/do Campo no Brasil : 1988 a 2014.
Autoria: Dynara Martinez Silveira


Título: Representações de leitores e leitoras na série Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasil
Autoria:  Francieli Daiane Borges


Título: Intervenção Pedagógica Ancorada na Autorregulação da Aprendizagem com Foco em Produção de Textos no Ciclo de alfabetização.
Autoria: Glediane Saldanha Goetzke da Rosa


Título: Caciques de Umbanda em Pelotas: narrativas, histórias e outras pedagogias.
Autoria: Helcio Fernandes Barbosa Junior


Título: Ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica : prática pedagógica no ciclo de alfabetização
Autoria: Igor Daniel Martins Pereira


Título: Biografemário de um aprender: “Escrileituras em meio à vida”
Autoria: Josimara Wikboldt Schwantz


Título: Oficinas de Memória Culinária : práticas educativas – entre ler, cozinhar e escrever
Autoria: Junelise Pequeno Martino


Título: Homens na Educação Infantil: o que pensam as diretoras sobre isso?
Autoria: Karine Jacques Hentges


Título: O desenvolvimento dos conceitos científicos de Mecânica por alunos do curso de licenciatura em física : uma intervenção pedagógica alicerçada na teoria histórico-cultural da atividade e nas estratégias da autorregulação da aprendizagem
Autoria: Larissa Pires Bilhalba


Título: O tutor no curso de licenciatura em educação do campo UAB/UFPel.
Autoria: Liana Barcelos Porto


Título: O projeto de formação de professores do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL: uma trajetória em movimento
Autoria: Monica Correa de Borba


Título: Ciência, Tecnologia e Sociedade na contemporaneidade: implicações educacionais tramadas ao pós-estruturalismo
Autoria: Samuel Molina Schnorr


Título: O professor biólogo sentidos privilegiados para a formação do licenciado em Ciências Biológicas da UFPel
Autoria: Thaiana Neuenfeld Philipsen

Dissertações defendidas em 2014

Título: O uso de cartilhas no processo de alfabetização : um estudo a partir de cadernos de planejamento de uma professora (1983-2000)
Autoria: Cicera Marcelina Vieira


Título:  O brincar do ponto de vista das crianças: uma análise das dissertações e teses do Portal Capes (2007 a 2012)
Autoria: Clara Medeiros Veiga Ramires Monteiro


Título: Supervisão pedagógica: prática e formação continuada.
Autoria: Clarice Francisco Brauner


Título: Seu Paulo – a escrita no barro: um Outro Sujeito, um Sujeito Outro, uma Pedagogia Outra, uma Outra Pedagogia.
Autoria: Cleber Jose Silveira da Costa


Título: Estratégias de compreensão leitora ancoradas no construto da aprendizagem autorregulada: uma intervenção pedagógica
Autoria: Daiana Correa Vieira


Título: Gestão escolar democrática e participação dos sujeitos: uma análise a partir dos fundamentos filosóficos de John Dewey.
Autoria: Elizane Pegoraro Bertineti


Título: “Não é de verdade, é só um desenho”: de que nos falam os desenhos infantis?
Autoria: Francine Borges Bordin


Título: O papel desempenhado pela Livraria Universal na cidade de Pelotas no período de 1887 a 1934.
Autoria: Gigliane Segovia da Cunha


Título: O Asilo de Órfãs São Benedito em Pelotas – RS (as primeiras décadas do século XX): trajetória educativa-institucional
Autoria: Jeane dos Santos Caldeira


Título:Prática pedagógica e participação das crianças na escola
Autoria: Jeruza Da Rosa da Rocha


Título: Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra
Autoria: Joice do Prado Alves


Título: A relação entre as abordagens à aprendizagem e a autorregulação da aprendizagem de alunos do ensino médio regular diurno no Município de Camaquã – RS
Autoria: Jose Silvano Martins Gross


Título: Colorindo invisibilidades: um estudo de caso acerca de práticas de resistência negra na escola
Autoria: Josiane Beloni de Paula


Título: Sites de Redes Sociais e Educação: a utilização do Facebook como possibilidade de potencialização de uma cibercidadania.
Autoria: Julio Cesar Madeira


Título: Gênero e educação infantil: o trabalho de educação e cuidado de um auxiliar do sexo masculino e seus desdobramentos no cotidiano de uma escola infantil
Autoria: Lilian Borges Dos Santos


Título: Os (des) encontros entre a práxis de Makarenko na Colônia Gorki (1920 – 1928) e a Educação libertadora proposta na Conferência Episcopal de Medellin (1968).
Autoria: Livia Malta Pontes Rodrigues


Título: O Programa “Mais Educação” e a educação integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva da formação onilateral
Autoria: Magda Gisela Cruz dos Santos


Título: A Pedagogia Social em Pestalozzi: teoria e prática pedagógicas
Autoria: Mara Lucia Teixeira Brum


Título: A sociologia educacional no Brasil (1946-1971): análise sobre uma instituição de ensino católica
Autoria: Marcelo Pinheiro Cigales


Título: Gênero e sindicalismo docente: uma análise da produção acadêmica na pós-graduação
Autoria: Marcia Cristiane Volz Klumb Coronel


Título: Design educacional e inteligências múltiplas: construindo um instrumento norteador para o estímulo ao uso das inteligências em EaD online
Autoria: Marcus Freitas Neves


Título: A produção da educação física pela unidocência: narrativas de professoras
Autoria: Mauricio Cravo dos Reis


Título: O Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro – PLIDEF/INL (1971-1976): um estudo sobre as condições históricas e sociais e as paradas em jogo no campo
Autoria: Monica Maciel Vahl


Título: O ditongo nasal em dados de escrita inicial
Autoria: Natalia Lectzow de Oliveira


Título: Marx e Freire: a exploração e a opressão nos processos de formação humana
Autoria: Paulo Eduardo Dias Taddei


Título: Imaginário, memória e histórias de vida: narrativas biográficas de egressas do Asilo de Órfãs Felisbina Leivas
Autoria: Priscila de Souza de Aguiar


Título: Instagram: produção de imagens, cultura mobile e seus possíveis reflexos nas práticas educativas
Autoria: Rodrigo Inacio de Castro


Título: Etnomatemática e educação popular: um diálogo cultural
Autoria: Rossana Daniela Cordeiro Leiria


Título: Um estudo sobre os erros motivados pela fonologia na escrita inicial de crianças bilíngues (Português-Espanhol)
Autoria: Rosiani Teresinha Soares Machado


Título: A disciplina de Educação Física na Escola Técnica Federal de Pelotas: práticas pedagógicas e memórias de professores (1973-1996)
Autoria: Rony Centeno Soares Junior


Título: A certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio: implicações no currículo e no trabalho docente da educação de jovens e adultos
Autoria: Simone Goncalves da Silva


Título: Estágio curricular supervisionado: o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em educação física
Autoria: Taiane Oliveira de Arruda da Rosa


Título: A categoria capital social em Putnam: delineando indicadores para a responsabilidade social institucional à UNIPAMPA
Autoria: Valeria Fontoura Nunes


Título: Autogestão com ênfase no processo educativo: Associação Recicladora Vitória e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares FURG – Rio Grande/RS
Autoria: Vanessa Gonçalves Dias


Título: “Vivemos um ser desconjuntado”: a produção da diferença nos discursos dos surdos acadêmicos
Autoria: Violeta Porto Moraes


Título: O plano de desenvolvimento da escola como política educacional para a melhoria da qualidade de ensino: um estudo em duas unidades escolares do município de Jataí/GO.
Autoria: Zenilda Maria De Sousa Paniago

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