Um grupo do curso de Química Forense da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marcou presença na interFORENSICS, conferência realizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses e pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, considerada a maior da América Latina. O encontro reuniu diversos profissionais, como peritos criminais, médicos-legistas, demais policiais civis e federais, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, pesquisadores e estudantes de 30 países nas diversas áreas temáticas das Ciências Forenses. A interFORENSICS foi realizada nos dias 23 a 25 de maio, em Brasília, no Distrito Federal.

Nesse evento científico, a professora Clarissa Marques Moreira dos Santos, docente do curso de Química Forense, e alunos do curso participaram apresentando trabalhos na forma de pôsteres e apresentação oral.

Um dos trabalhos foi convidado para apresentação oral na área de Química Forense e Toxicologia. Dos 250 trabalhos selecionados, somente quatro foram selecionados para apresentação oral nessa temática. O trabalho da UFPel foi apresentado pela estudante Gabriela Tolfo Guerra, do curso de Química Forense, sob orientação da professora Clarissa e com colaboração do grupo de pesquisa do professor Claudio Martin Pereira de Pereira e do papiloscopista Gabriel Urtiaga, da Polícia Federal de Porto Alegre.

Os demais trabalhos apresentados na forma de pôsteres foram pelos alunos Lucas M. Berneira, Kathleen T. Winkel, Nathália P. Moura e Thalia C. L. Soares, com colaboração do perito Alexandre Machado, lotado na Perícia da Delegacia Regional da Polícia de Pelotas.

De acordo com a professora Clarissa, a participação dos alunos no evento foi de extrema importância por ser uma excelente oportunidade para obter conhecimento e debater temáticas de interesse nas Ciências Forenses. Segundo a docente, o encontro também deu visibilidade à UFPel no cenário das Ciências Forenses e áreas periciais do país e do exterior por meio das pesquisas apresentadas.

Fonte: CCS / UFPel