Há 129 anos, Estação registra o clima da região, em benefício do ensino e da sociedade

Três vezes ao dia, pela manhã, tarde e noite, o observador Lino Omar da Luz, que trabalha na Estação Agroclimatológica de Pelotas, localizada no Campus Capão do Leão da UFPel, registra informações referentes à temperatura, umidade, chuva, pressão, luz solar e vento, entre outras.

Ao entrar no campo da Estação, ele olha para o céu, faz anotações e depois percorre o conjunto de aparelhos meteorológicos instalados no local. Esta rotina, cumprida diariamente pelo servidor, faça chuva ou faça sol, tem uma história, ininterrupta, de mais de 129 anos, iniciada em 1º de maio de 1888.

Os resultados deste trabalho têm uma diversa gama de aplicações, que vão desde na agricultura, passando pelo ensino e pela pesquisa, até chegar em serviços como a Defesa Civil.

Funcionando através de um convênio mantido entre UFPel, Embrapa e Inmet(Instituto Nacional de Meteorologia), a Estação está ligada à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da Universidade. Todo o aparato tecnológico, como também as áreas físicas de manutenção de equipamentos, laboratórios, de administração e de arquivos, está localizado logo na entrada do Campus Capão do Leão da UFPel, no caminho de quem vai para a Barragem do São Gonçalo.

Fonte: CCS / UFPel