Início do conteúdo

Editor de Blocos

A versão 5.0 do WordPress introduziu um novo editor de posts e páginas, baseado em blocos.

Veja algumas vantagens do novo editor de blocos:

  • Maior controle sobre a formatação do texto, através de blocos como Colunas, Botão e Espaçador;
  • Possibilidade de incluir widgets no texto de posts e páginas;
  • Blocos reutilizáveis permitem replicar um conteúdo (como dados de contato, por exemplo) em várias páginas – modificações no conteúdo de um bloco reutilizável são automaticamente refletidas em todas as instâncias do bloco.

O editor de blocos está em fase ativa de desenvolvimento – algumas funcionalidades podem sofrer alterações durante esse período.

Para ativar o editor de blocos em seu site:

  • Acesse o menu Configurações – Escrita no painel administrativo;
  • No item Editor de posts e páginas selecione Editor de blocos para usar o novo editor, ou Editor de textos clássico para voltar ao editor antigo;
  • Clique em Salvar alterações.

Observe que posts e páginas criados com o editor de blocos só poderão ser editados quando o editor de blocos estiver ativo no site.

Explorando os blocos comuns

Os blocos comuns neste momento são o Parágrafo, Imagem, Vídeos, Título, Galeria, Lista, Citar, Áudios, Cobertura e Arquivo.

Os blocos comuns permitem agilidade para quem costuma publicar muito conteúdo, são itens diretos para os principais recursos de uma postagem, tais como Títulos, Textos, Galerias, Vídeos, Listas e etc.. Itens extremamente necessários para edição de um texto no editor de blocos.

Configuração e Guias

Cada bloco destes dispõem de ajustes específicos que podem ser observados dentro do próprio bloco ou no menu da direita conhecido como configurações. Além disso, a tarefa de arrastar blocos se torna fácil com a guia de posição ao lado esquerdo do bloco onde pode ser utilizado as setas ou arrastando com o mouse, arrastar com o mouse às vezes é uma tarefa difícil dependendo dos blocos, para abrir esta guia você deverá clicar no bloco.

Para excluir um bloco você deverá clicar no ícone dos três pontos na vertical e clicar em excluir conforme podemos observar no vídeo abaixo

Blocos de Formatação

Atualmente os blocos de formatação disponíveis são: Clássico, Código, HTML Personalizado, Pré-formatado, Citação, Tabela ou Verso.

Estes blocos servem principalmente estilizar e dar forma a apresentação de um determinado conteúdo, o bloco Clássico disponibiliza as ferramentas do editor de texto tradicional, o Código permite que o usuário insira códigos como conteúdo diretamente no bloco sem que ele seja manipulado pelo WordPress ou seja, será visualizado como texto mesmo que você insira tags HTML, o bloco HTML Personalizado permite que você insira um código HTML, ao contrário do bloco Código na tela de edição você verá o código HTML mas na visualização você verá o resultado deste código.

O Bloco Pré-formatado permite que você insira texto sem que ele sofra ações dos manipuladores de estilo do WordPress, funciona como um bloco de notas onde todo estilo de fonte e tamanho são removidos do texto, mantendo itens básicos como itálico, negrito e link de códigos HTML. O Bloco Citação funciona de forma semelhante ao Citar visto no grupo “Blocos Comuns”, neste porém o texto é separado por linhas do resto do texto, o bloco Tabela facilita a criação de tabelas nas postagens ou páginas e o item Verso permite que você dê espaços no texto sem que o WordPress retire estes na visualização.

Blocos de Elementos de Layout

Estes blocos servem principalmente para melhorar a apresentação de um determinado conteúdo, neste grupo é possível encontrar elementos como: Botão, Colunas, Grupo, Mídia e texto, Leia mais, Quebra de página, Separador e Espaçador.

O item Botão permite que o redator insira um link de forma estilizada para um determinado conteúdo de dentro da página ou para conteúdos externos, os botões dão destaque e podem ser utilizados para melhorar a experiência de navegação dos usuários do site. O bloco Colunas facilita operações que com o editor clássico só era possível fazer através de colunas ou uso de CSS personalizado, este recurso é bastante utilizado em páginas principalmente quando pretendemos lançar pequenos textos.

O bloco Grupo permite inserir diversos blocos dentro de um único bloco, o bloco Mídia e Texto permite a inserção de uma imagem ou vídeo e ao lado um texto, recurso também muito útil na formatação de páginas ou posts, o recurso Leia Mais permite que você quebre um determinado texto e faça o leitor clicar em algo para continuar a leitura do conteúdo, atente ao fato de que este item só funciona quando estamos em uma lista de postagens como categorias de post ou página principal.

O item Quebra de Página separa o conteúdo de uma determinada página, o Separador cria uma linha e deve ser utilizada para separar conteúdos de um determinado texto, já o bloco Espaçador é muito útil quando queremos dar um espaço maior entre um bloco e outro.

Bloco de Widgets

Vários recursos que você adicionava apenas nas barras de Widget das páginas do WordPress, como pode ser observado na Unidade 5 deste curso, estarão disponíveis como blocos nesse grupo de blocos, você terá a disposição uma forma diferente de misturar conteúdos com ferramentas fixas do site, é possível por exemplo, adicionar um campo de pesquisa do site nessa área, assim como ShortCode, Feeds, Categorias, Posts mais recentes e muitos outros.

Blocos de Códigos Incorporados

Este bloco permite a inserção de inúmeros recursos de outros sites, redes sociais, lojas virtuais,.. em seu site, de modo que pareça interligado, vários destes recursos já eram possíveis apenas colando o link desejado, no entanto, os Blocos permitem a manipulação de algumas variáveis se tornando mais prático e visual.