Início do conteúdo

Alterando o tema do site

Para visualizar os temas disponíveis, acesse o menu Aparência – Temas no painel administrativo do site.

Pré-visualização

Antes de ativar um novo tema no site, é possível fazer uma pré-visualização do resultado, clicando no botão Ver ao vivo em um dos temas. A pré-visualização tem efeito apenas no seu computador, mantendo a aparência atual do site para os visitantes.

Você pode testar vários temas sem sair da tela de pré-visualização, clicando no botão Mudar ao lado do nome do tema, conforme demonstrado no vídeo abaixo. Observe que cada tema adiciona opções diferentes de personalização, porém as opções Imagem de cabeçalho e Cores geralmente estão disponíveis na maioria dos temas.

Para cancelar quaisquer alterações, clique no ” X “ no canto superior esquerdo da tela. Se estiver satisfeito com um dos novos temas, clique no botão Salvar e ativar, para efetivar a troca do tema.

Após a mudança de tema, pode ser necessário reconfigurar o menu principal, em Aparência – Menus, e os widgets, que podem ser movidos para a área de “Widgets Inativos”, em Aparência – Widgets.

Personalização

Para configurar diversos aspectos do tema, acesse o menu Aparência – Personalizar no painel administrativo, ou o item Personalizar na barra de ferramentas superior quando estiver visualizando o site. Alguns temas podem adicionar também uma área de opções específicas dentro do menu Aparência, como vimos no tema UFPel 2.0.

A maioria das opções de personalização do tema também podem ser testadas durante a pré-visualização, porém algumas só funcionarão corretamente quando o tema estiver efetivamente ativo.

O vídeo abaixo demonstra algumas personalizações em dois temas diferentes.

Publicado em 09/01/2017, nas categorias Treinamento, Unidade 6 – Temas.