Início do conteúdo

Widgets

Nesta unidade vamos conhecer outro recurso modular do WordPress para personalização dos sites, os Widgets.

O que são Widgets?

Os widgets são blocos que possibilitam exibir conteúdo variado no site. Eles podem ser inseridos em áreas específicas, predeterminadas pelo tema (layout) ativo no site. A maioria dos temas disponibiliza ao menos uma área vertical de widgets na lateral do site. Áreas adicionais costumam ser disponibilizadas no rodapé e, às vezes, no cabeçalho do site.

Alguns widgets fazem parte do próprio WordPress e são conhecidos como widgets “nativos”. Vários outros widgets, entretanto, são fornecidos por plugins específicos.

Como acessar e inserir widgets?

O acesso aos widgets é feito através do menu Aparência – Widgets. Nessa tela, os widgets disponíveis são representados por blocos com o nome e a descrição do widget. As áreas de widgets do site são indicadas por quadros maiores com título que geralmente indica a posição no site, como “Barra lateral” ou “Rodapé”.

Há duas formas de inserir um widget no site: (i) arrastando o bloco correspondente para dentro de uma das áreas; ou (ii) clicando sobre o bloco do widget e selecionando a área desejada na lista.

A maioria dos widgets permite personalizar o título que é exibido no site e fornece algumas opções adicionais de configuração. O procedimento completo é exemplificado no vídeo abaixo.

 

Próximo tópico: Widgets nativos →

 

Publicado em 06/01/2017, nas categorias Treinamento, Unidade 5 – Widgets.