Início do conteúdo

Conteúdo Multimídia

Nesta aula você conhecerá as principais ferramentas de interação multimídia utilizadas no WordPress Institucional. A utilização de conteúdo multimídia, como vídeos, fotos ou anexos em geral, é um importante aliado para incrementar o site e tornar a experiência do usuário final mais positiva.

Limite disponível

Toda instalação do WordPress Institucional possui um limite de espaço para armazenamento de arquivos do site. O tamanho padrão atualmente é de 500MB, mas esse espaço pode ser ampliado conforme a necessidade do site, mediante solicitação do administrador através de nosso sistema de suporte.

O espaço disponível e utilizado podem ser verificados no painel de administração, como demonstrado no vídeo abaixo.

Visualização da Biblioteca de Mídia

Algumas funções para administração geral dos arquivos de Mídia são disponibilizadas nesta seção, dentre estas, existe a possibilidade de exclusão individual ou em massa e filtros para melhor poder visualizar os arquivos que possam estar contidos nesta biblioteca.

Adicionando Mídia pela Biblioteca de Mídia

Para adicionar arquivos de mídia à Biblioteca você pode selecionar o arquivo ou arrastá-lo para dentro da área destinada à esta operação. Além do limite de espaço do site existe um limite de tamanho por arquivo. Esse limite é informado na mensagem “Tamanho máximo do arquivo de upload” na tela de envio. Após carregar o arquivo de mídia, você terá acesso a algumas configurações.

Adicionando Mídia pelo Post ou Página

Ao adicionar um arquivo de mídia diretamente pelo editor de texto do post ou página é criado um vínculo entre o arquivo e o post/página. Dessa forma é possível identificar onde cada arquivo é utilizado, através da coluna “Anexado a” no modo “Lista” da biblioteca de mídia.

Configurando a Mídia

Ao clicar duas vezes dentro de uma mídia presente na Biblioteca de Mídia, temos acesso a algumas variáveis, tais como: URL, Título, Legenda, Texto Alternativo (em caso de mídia de imagem), Descrição, por quem foi enviado e por onde foi enviado. Além disso, também é possível substituir uma determinada mídia. É importante preencher todas as variáveis disponíveis para fins de acessibilidade, principalmente Título e Texto alternativo (quando for aplicável) pois estes representarão a imagem propriamente dita para um deficiente visual.

Editar Imagem

Além das alterações das variáveis vistas acima é possível efetuar algumas transformações diretamente no arquivo quando este for do tipo imagem, no vídeo abaixo observamos os principais tipos de controle que teremos para editar as imagens.

Alinhamento e Dimensões de Imagem em uma publicação

Quando a mídia inserida for do tipo Imagem ou vídeo, será possível configurar o tamanho de exibição destes itens nas páginas ou postagens e além disso alinhar conforme podemos observar no vídeo abaixo.

Inserindo um Vídeo

O vídeo pode ser inserido diretamente na página, após isto temos a possibilidade de algumas edições, dentre estas destacamos o Pré-carregar a Reprodução automática e o Loop como formas de exibição do vídeo em uma postagem ou página.

Incorporando Mídias Externas

É possível incorporar conteúdo do YouTube, Vimeo, SlideShare, Instagram e vários outros (veja lista completa), bastando colar o endereço (URL) do vídeo em uma nova linha do texto.

Inserindo um Anexo

Normalmente os arquivos de anexo serão carregados diretamente no post ou na página que se deseja a sua exibição, desta forma, o vídeo abaixo mostra como carregar um anexo corretamente no site. Dentre estas configurações é importante salientar que no item “Configurações de Exibição do Anexo” a opção “Link para” deve apontar para “Arquivo de Mídia” ou “Página de Anexo” e nunca para “Nenhum”, pois se selecionada esta opção o link deixa de existir e passa a exibir apenas o título do arquivo.

Inserindo uma Galeria

O procedimento para inserir uma galeria no WordPress Institucional é simples, basta seguir os procedimentos ilustrados no vídeo abaixo.