Início do conteúdo

Plugin Jetpack

O Jetpack oferece uma série de funcionalidades diferentes em um único plugin, como estatísticas de acesso, compartilhamento em redes sociais, entre outras.

Para ter acesso a todos os recursos do Jetpack, é necessário conectar o seu site a uma conta no WordPress.com (serviço externo à UFPel). Você pode criar uma conta gratuita seguindo as orientações do vídeo abaixo:

O Jetpack já vem com alguns módulos ativados por padrão. Outras funcionalidades necessitam a ativação de módulos específicos. Você pode ver a lista completa de módulos e ativar ou desativar funcionalidades no menu Jetpack – Módulos.

A seguir apresentaremos alguns dos recursos oferecidos pelo Jetpack.

Jetpack – Compartilhamento em redes sociais

O módulo Compartilhar adiciona aos posts e páginas do site botões para compartilhamento em redes sociais, como Facebook, Twitter e várias outras. É uma excelente forma de facilitar o compartilhamento de conteúdo do site para seus visitantes, ajudando a divulgar eventos, comunicados importantes ou notícias em geral.

Após ativar o módulo, você pode selecionar os botões que deseja exibir no site através do menu Configurações – Compartilhar, conforme exemplificado no vídeo a seguir.

Jetpack – Galerias de imagens

Os módulos Galerias Lado a Lado e Carrossel ampliam as funcionalidades das galerias de imagens do WordPress. Galerias Lado a Lado adiciona novos layouts para galerias, além da “grade de miniaturas” e da “apresentação de slides” vistos na aula sobre Conteúdo Multimída. O Carrossel ativa uma visualização em tela cheia que permite navegar entre as imagens de uma galeria.

Esses recursos são demonstrados no vídeo abaixo.

Jetpack – Estatísticas do site

O módulo Estatísticas do Site oferece uma visão geral sobre os acessos ao site. Podemos ver como os usuários têm chegado ao site, o que eles procuram, as páginas mais acessadas e outras informações. O período de visitas pode ser delimitado em Dias, Semanas e Meses. Segue abaixo um vídeo que mostra como chegar até este recurso.

Jetpack – Formulário de contato

Os formulários de contato permitem que visitantes enviem mensagens ao administrador do site sem precisar utilizar o e-mail. No vídeo abaixo mostramos como inserir um formulário de contato no site utilizando diversos tipos de entrada de dados. Os formulários enviados podem ser visualizados através do menu Feedback. Na aba Notificações por email é possível especificar um endereço para receber os dados também por e-mail.

 

Próximo tópico: Plugin Post Expirator →

 

Publicado em 08/07/2019, na categoria Unidade 4 – Plugins.