Início do conteúdo

Widgets de plugins

Os widgets a seguir são disponibilizados por plugins instalados na plataforma e só aparecerão disponíveis para uso após a ativação do plugin correspondente.

Widgets fornecidos pelo plugin Jetpack podem necessitar ativação de módulos específicos no menu Jetpack > Módulos, conforme indicação no texto.

Arquivos anexos, do plugin Attach Files Widget

O widget Anexar Arquivos, disponibilizado pelo plugin Attach Files Widget, permite criar listas de arquivos para download, sendo ideal para disponibilizar documentos importantes de forma bem visível no site.

O vídeo a seguir ilustra algumas opções de configuração do widget. Neste exemplo foi utilizada a tecla Ctrl para adicionar vários arquivos simultaneamente. O tutorial completo está disponível no site do WP Institucional.

Assinaturas por e-mail, do plugin Jetpack

O widget Assinaturas do blog é disponibilizado através da ativação do módulo Assinaturas do Jetpack, que pode ser ativado pelo menu Jetpack > Módulos.

Este widget permite que visitantes possam se inscrever para receberem notificações por e-mail quando um novo post for publicado no site. Segue um vídeo demostrando como inserir este widget.

Após solicitar a inscrição, o usuário receberá uma mensagem para confirmar que deseja receber as notificações, como abaixo:

Página do Facebook, do plugin Jetpack

Adiciona um quadro com informações de uma página do Facebook. Para obter acesso a este widget, ative o módulo Widgets extras, no menu Jetpack > Módulos.

Posts por Categoria, do plugin Category Posts Widget

Este widget gera uma lista de links para os posts de uma categoria selecionada. Permite configurar o número de posts a ser exibido e inclui vários recursos de personalização, como exibição opcional da data, resumo, imagem destacada e outros detalhes dos posts. O widget é disponibilizado pelo plugin Category Posts Widget, que já está ativado por padrão em todos os sites.

O vídeo abaixo mostra algumas configurações possíveis neste widget.

Visibilidade de widgets

Este é um recurso adicional do Jetpack que pode ser ativado acessando o menu Jetpack > Módulos e ativando a opção Visibilidade de widget.

Esta funcionalidade permite configurar que um widget seja exibido (ou não) em locais selecionados, como uma página específica, apenas nos posts, ou apenas na página inicial do site, por exemplo. O recurso está disponível através do botão Visibilidade, na configuração de cada widget.

Próximo tópico: Widgets da UFPel →
Publicado em 09/07/2019, na categoria Unidade 5 – Widgets.