Início do conteúdo

O que são Temas?

No WordPress, são chamados de “Temas” os modelos (ou templates) que definem a aparência do site. Tecnicamente, o tema é um conjunto de arquivos de programação e layout que interagem com o núcleo do WordPress para definir várias características de exibição do conteúdo.

Uma das grandes vantagens da plataforma WordPress é a completa separação entre conteúdo e layout – essa característica permite alterar completamente o visual do site, preservando todo o seu conteúdo (posts, páginas, anexos, etc), em apenas poucos segundos.

É possível ter vários temas instalados e disponíveis para uso, mas apenas um pode estar ativo de cada vez. De forma semelhante aos plugins, alguns temas, quando ativos, podem adicionar novas funcionalidades e opções também ao painel administrativo, especialmente no menu Aparência.

O WordPress Institucional UFPel oferece uma seleção variada de temas, que pode ser conhecida na página de Temas Disponíveis no site do WP. Alguns temas são mais visuais e utilizam imagens grandes, outros são mais simples e mais focados no texto. Todos os temas possuem algumas opções básicas de personalização, como definição da imagem de cabeçalho, e alguns oferecem opções avançadas que permitem personalizar ainda mais detalhes do site.

Nessa aula vamos conhecer todos os recursos do tema UFPel 2.0, o tema oficial da Universidade que vem ativo por padrão em todos os sites novos. Depois, vamos explorar outras opções na tela de seleção de temas.

Próximo tópico: Tema UFPel 2.0 →
Publicado em 09/01/2017, nas categorias Treinamento, Unidade 6 – Temas.