Início do conteúdo

Plugins

Esta unidade apresenta o conceito de Plugins, como eles expandem as capacidades do WordPress e como utilizar alguns desses recursos disponíveis no WP Institucional da UFPel.

O que são Plugins?

Um plugin é um módulo que, ao ser conectado a um determinado sistema, amplia ou modifica as funcionalidades originais desse sistema. No caso do WordPress, os plugins adicionam novos recursos aos sites, desde funções simples como definir uma data de validade para um post, até sistemas mais complexos que permitem gerenciar conteúdo em múltiplos idiomas.

Ativar e desativar plugins

Os plugins podem ser ativados e desativados conforme necessário. Cada plugin ativo consome recursos computacionais, seja em tempo de processamento ou em utilização do espaço em disco. Dessa forma, recomenda-se manter ativos apenas plugins que estejam efetivamente em uso, a fim de otimizar o desempenho do site. Os plugins disponíveis estão documentados em: http://wp.ufpel.edu.br/docs/plugins/.

O vídeo abaixo exemplifica o processo de ativação e desativação de plugins.

Plugins envolvem todo o site

Ao ser ativado, um plugin pode alterar o site de várias maneiras. Alguns criarão novos itens de menu, outros estarão disponíveis nas telas de publicação (Post / Página), outros agirão no menu Aparência, e outros ainda, poderão estar em muitos lugares. Para orientações de uso de cada plugin, consulte a página de documentação no site do WP Institucional ou acesse a documentação oficial do plugin, através do botão “Ver detalhes” disponível em cada plugin.

Segue um vídeo mostrando a ativação e onde agem os plugins que veremos a seguir.

Plugins apresentados nesta unidade:

  • Jetpack – estatísticas de acesso, compartilhamento em redes sociais e muito mais;
  • Post Expirator – permite definir uma data de expiração para posts;
  • Facebook Comments – integra comentários do Facebook a posts de seu site;
  • Polylang – possibilita criar um site multilíngue.

Além destes, vários outros plugins estão disponíveis no WordPress Institucional UFPel. Conheça as opções disponíveis na página de documentação dos plugins.

 

Próximo tópico: Plugin Jetpack →

 

Publicado em 06/01/2017, nas categorias Treinamento, Unidade 4 – Plugins.