Início do conteúdo

Tema UFPel 2.0

O tema UFPel 2.0 foi desenvolvido por uma equipe da própria Universidade e é constantemente atualizado com novos recursos, buscando atender as necessidades de sites das unidades acadêmicas e administrativas.

A seguir, serão apresentadas as principais funcionalidades do Tema. A documentação completa do tema UFPel 2.0 está disponível no site do WP.

Opções do Tema

A configuração do tema UFPel 2.0 é acessada através do menu Aparência – Opções do Tema.

Acesse a aba Localização para atualizar as informações de contato e localização de sua unidade ou departamento, que serão exibidas no rodapé do site.

Na aba Redes Sociais você pode informar links para páginas do Facebook, Twitter e Google+, que serão exibidos no rodapé do site, à direita, com os respectivos ícones. Nesta aba é possível alterar também a imagem padrão de compartilhamento, utilizada por vários módulos quando um post não possui imagem destacada.

Na aba Personalizar você pode informar, opcionalmente, o nome de sua Unidade de Origem (ou qualquer outro texto) que será exibido no cabeçalho, acima do título do site. É possível também desativar a barra de identidade visual do Governo Federal, exibida por padrão no topo do site. Ainda nesta aba, encontram-se as opções para definir a cor de destaque do site e adicionar CSS personalizado, que permite alterar outros aspectos da aparência do tema (requer conhecimento da linguagem CSS).

Editor de Layout

O tema UFPel 2.0 possui um exclusivo editor visual de layout, que possibilita organizar a página inicial do site com diferentes módulos de conteúdo.

Acesse os sites abaixo e observe as diferenças. Todos eles utilizam o tema UFPel 2.0, mas perceba como cada um apresenta notícias e comunicados de maneira diferente na página inicial.

O layout da página inicial pode ser modificado na aba Layout das Opções do Tema, conforme ilustrado no vídeo abaixo.

No quadro da esquerda estão os módulos disponíveis e no quadro da direita, os módulos ativos no site. Módulos podem ser adicionados ou removidos do site, simplesmente arrastando-os de um quadro para outro.

A seguir serão apresentados cada um dos módulos de conteúdo que fazem parte do editor de layout.

Imagem de Capa

As imagens de capa podem ser utilizadas para complementar a identidade visual do site, ou para publicar conteúdo com grande destaque. Este módulo permite a exibição de até seis imagens alternadas, tanto na página de entrada do site quanto nas páginas internas. Opcionalmente, cada imagem pode linkar para um endereço definido pelo usuário.

Para aparecerem no site, as imagens devem ser adicionadas através do menu Imagem de Capa – Adicionar nova.

Destaques

O módulo Destaques exibe os últimos posts de uma categoria selecionada, com resumo do texto e a respectiva imagem destacada. Caso um post não possua imagem destacada, será utilizada a imagem padrão de compartilhamento, definida na aba Redes Sociais das Opções do Tema.

Manchete

O módulo Manchete exibe, em letras grandes, apenas o título do post mais recente de uma categoria selecionada, sendo indicado para comunicados importantes do site.

Lista de Posts

O módulo Lista de Posts é inserido por padrão no layout quando o site é criado. Este módulo exibe os posts mais recentes do site e a barra lateral de widgets, na coluna da direita. É possível configurar a exibição do texto completo ou apenas o resumo dos posts, com ou sem imagem destacada.

Carrossel de Banners

O módulo Carrossel de Banners cria uma galeria rotativa de pequenas imagens (banners) que podem linkar para páginas do próprio site, as quais se deseja dar maior destaque, ou para sites externos.

Os banners podem ser adicionados através da aba Banners nas Opções do Tema, onde é possível utilizar os banners disponíveis no Portal UFPel, ou adicionar suas próprias imagens.

Página Estática

O módulo Página Estática exibr o conteúdo de uma página selecionada na entrada do site. Este módulo também permite adicionar a barra lateral de widgets, através da opção “Exibir barra lateral”. Caso seja utilizado em conjunto com o módulo Lista de Posts, esta opção deverá ser configurada para “Não”, para evitar que a barra lateral seja duplicada no site.

Vitrine

O módulo Vitrine cria um carrossel com imagens grandes e, opcionalmente, títulos e resumos dos posts. A Vitrine utiliza as imagens destacadas dos posts e pode ser exibida também nas páginas internas do site. Caso um post não possua imagem destacada, será utilizada a imagem padrão de compartilhamento, definida na aba Redes Sociais das Opções do Tema.

O número de posts exibidos na Vitrinie e a velocidade de rotação das imagens podem ser configurados livremente nas opções. Podem ser exibidos posts de todas as categorias, ou apenas de uma categoria específica. Os títulos e resumos de posts podem ficar sempre visíveis, ou serem revelados quando o usuário move o mouse sobre a imagem.

Modelo de página sem barra lateral

O tema UFPel 2.0 disponibiliza também um modelo de página sem a barra lateral de widgets, que permite utilizar toda a largura do site para o conteúdo da página, sendo ideal para exibição de tabelas grandes ou galerias de imagens, por exemplo.

Ao criar ou editar uma página, selecione o modelo “Sem barra lateral”, no quadro Atributos de página, conforme demonstrado no vídeo:

Observe que a configuração deve ser feita individualmente para cada página desejada e não altera a página inicial do site, nem a visualização de posts.

 

Publicado em 09/01/2017, nas categorias Treinamento, Unidade 6 – Temas.