Início do conteúdo

Widgets nativos do WP

Os widgets abaixo fazem parte do núcleo do WordPress e estão sempre disponíveis.

Tópicos recentes

Gera uma lista de links para os posts mais recentes do site. Uma maneira de ter as últimas notícias visíveis em todas as páginas do site. Permite configurar o título, o número de posts a exibir e, opcionalmente, a data de cada publicação.

Categorias

Gera uma lista das categorias de posts do site, possibilitando o acesso rápido a todos os posts de uma determinada categoria.

Páginas

Exibe a lista de páginas do site. Geralmente é preferível utilizar o widget Menu Personalizado, que permite maior controle sobre a ordenação das páginas.

Menu Personalizado

Permite adicionar um menu personalizado em qualquer área de widgets do site. Você pode utilizá-lo para reproduzir a navegação principal do site na barra lateral, por exemplo, ou criar um menu específico com os serviços mais procurados pelos seus visitantes. Caso necessite rever o procedimento de criação de um menu, consulte a aula da Semana 3 sobre Menus Personalizados.

Segue um vídeo abaixo demostrando a utilização deste widget.

RSS

Permite incorporar ao seu site conteúdo de outros sites que compartilhem informações em formato RSS. Basta inserir o endereço (URL) do feed RSS para exibir a lista dos posts.

A UFPel oferece vários feeds RSS, conforme documentado em http://ufpel.edu.br/rss. Todos os sites hospedados no WP Institucional disponibilizam automaticamente seus posts via RSS, bastando adicionar /feed ao final do endereço do site, por exemplo: http://wp.ufpel.edu.br/cti/feed

O vídeo abaixo exemplifica a utilização do widget RSS para incorporar os Informes Acadêmicos da UFPel à barra lateral do site. Observe que o vínculo via RSS é dinâmico, ou seja, as atualizações no site de origem se propagam automaticamente através do feed RSS.

Texto

O widget de Texto permite inserir um bloco de texto simples ou formatado em HTML (com algumas restrições). Pode ser utilizado, por exemplo, para informar o horário de atendimento do setor.

Arquivos

Disponibiliza um arquivo dos posts do site, agrupados por mês.

 

Próximo tópico: Widgets de plugins →

 

Publicado em 09/07/2019, na categoria Unidade 5 – Widgets.